Conheça os serviços que a FEHOSUL oferece aos seus filiados que estão em dia com as contribuições

Defesa dos interesses de hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadores perante o mercado

Conheça os serviços que a FEHOSUL oferece aos seus filiados que estão em dia com as contribuições

FEHOSUL ao longo dos seus 28 anos de atuação possui uma ampla história em defesa dos interesses de hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadores de serviços da saúde, com conquistas da esfera municipal à federal. A FEHOSUL faz parte do Sistema CNS – Confederação Nacional de Saúde, com sede em Brasília, o que garante a defesa integral dos interesses do setor.

A entidade patronal gaúcha atua para promover o desenvolvimento de seus filiados com ações nas áreas de negociação, representatividade, assessoria jurídica, serviços de comunicação, educação e melhoria da qualidade, dentre outras. A missão da FEHOSUL é amparar e defender os interesses dos hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de serviços de saúde do Rio Grande do Sul e representar os mesmos perante os poderes públicos – esfera federal, estadual e municipal – e mercado em geral, colaborando no estudo e na solução de assuntos que, direta ou indiretamente, interessem para o desenvolvimento da cadeia prestadora de serviços em saúde. Compete à entidade defender os interesses coletivos ou individuais da categoria.

Em 2017, as entidades (FEHOSUL e CNS) trabalharam intensamente para demonstrar a necessidade da modernização e o equilíbrio das relações de trabalho no setor da saúde junto ao governo federal. Terceirização, Afastamento da Gestante Lactante, Negociado sobre o Legislado, Trabalho intermitente, além de outros pontos tiveram avanços a partir de demandas oriundas do Sistema CNS (CNS/Federações/Sindicatos). Em agosto, foi lançada a cartilha Modernização Trabalhista no Setor Saúde + 10 Principais Mudanças, documento norteador das explicações sobre a lei 13.467/2017. Referente à Terceirização, a participação das entidades na defesa da aprovação da criação do marco legal para a Lei da Terceirização mostrou a importância da atuação das mesmas para alinhar as necessidades do setor da saúde com tendências mais modernas na relação trabalhista. A regulamentação também traz segurança jurídica e permite ampliar a oferta de serviços à população.

Outra ação importante é a demanda interposta judicialmente para a exclusão do Fator de Qualidade como um instrumento que não reponha o índice inflacionário em sua integralidade, entendendo que a reposição integral da inflação é um impositivo legal. A ANS se comprometeu em revisar a questão do fator de qualidade em 2018. A CNS mantém pressão para que esta questão seja modificada, já que atinge estabelecimentos que já sofrem com a baixa remuneração dos seus serviços.

Veja os serviços oferecidos aos filiados do Sistema FEHOSUL/CNS em dia com a Contribuição Sindical Patronal:

INTERAÇÃO E REPRESENTAÇÃO JUNTO AO PODER PÚBLICO: E outras instituições, participando de comissões de saúde (estadual e municipais), audiências com o governador e secretário da saúde, direção do IPERGS, Assembleia Legislativa, OAB, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde dentre outras esferas. Apresenta as demandas e defende a sustentabilidade da categoria junto aos poderes.

INTERAÇÃO E REPRESENTAÇÃO JUNTO À AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS): Com audiências, consultas, reuniões e eventos.

tarrago_allgayer_abrahao

Encontro com o então presidente da ANS, em Brasília, para expor situações do mercado gaúcho

DEPARTAMENTO DE SAÚDE SUPLEMENTAR (DSS) da CNS: Apresentando soluções para a melhoria do setor, o DSS/CNS conta com a participação efetiva da FEHOSUL em reuniões mensais, em Brasília. O objetivo é de suportar e colaborar nos estudos que fundamentam decisões da Direção da CNS, nas suas várias áreas de atuação. O DSS/CNS é constituído por membros das Federações Estaduais filiadas à CNS (FENAESS, FEHOSUL, FEHERJ, FEHOSPAR, FEHOESC, FEHOESG, FEBASE E FEHOESP). Esta é uma das instâncias mais importantes da CNS, pois possibilita que demandas de cada Federação – e seus filiados – sejam agrupadas para serem apresentadas na esfera apropriada – judicial, política, agências reguladoras, e ministérios do Trabalho ou da Saúde, dentre outras.

Departamento de Saúde Suplementar se reúne em Brasília

Departamento de Saúde Suplementar se reúne em Brasília

ASSESSORIA EM NEGOCIAÇÕES: coletivas de trabalho e dissídios. Pautas discutidas com os sindicatos dos trabalhadores da saúde.

ASSESSORIA JURÍDICA nas áreas TRABALHISTA, CÍVEL, RESPONSABILIDADE CIVIL e TRIBUTÁRIA: A FEHOSUL tem papel importante no campo jurídico, entrando em nome das empresas de um grupo econômico, conseguindo reverter decisões desfavoráveis. A assessoria jurídica do Sistema FEHOSUL é constituída pelos advogados José Pedro Pedrassani e Marcus Vinicius Caminha, através de seus respectivos escritórios, que atendem associados dos sindicatos filiados, demandas originárias dos próprios sindicatos e questões oriundas da Diretoria e Conselho de Representantes da FEHOSUL.

GRUPOS DE REMUNERAÇÃO: A FEHOSUL mantém grupo formado pelas principais lideranças hospitalares e técnicos das organizações de saúde para debater os modelos de remuneração vigentes e buscar novas alternativas a serem estudadas e implantadas em parceria com as fontes pagadoras. Novos grupos, específicos de outros ramos (como clínicas e medicina diagnóstica) estão em fase de formatação, e seguem a mesma linha estratégica – a de propor mudanças para um sistema de pagamento que privilegie a entrega de valor.

Lideranças debateram sobre modelos de remuneração

Lideranças debatem sobre modelos de remuneração

GRUPO DE ESTUDO REFORMA TRABALHISTA: As implicações que as alterações da legislação trabalhista acarretaram ao setor também são debatidas na FEHOSUL através do Grupo de Estudos, promovido junto com a AHRGS. Nas atividades do Grupo, foram debatidos artigos e os pontos ajustados na Reforma, como o Trabalho intermitente, Contribuição Previdenciária e Negociação Coletiva. A FEHOSUL também criou um canal direto para responder dúvidas de seus dirigentes. As perguntas em relação à Reforma Trabalhista podem ser enviadas para o e-mail reforma.trabalhista@fehosul.org.br e serão respondidas pela assessoria jurídica da entidade. O serviço é exclusivo para empresas em dia com as Contribuições FEHOSUL, assim como a participação no grupo de estudos, que tem caráter permanente.

No dia 25 de agosto, a FEHOSUL promoveu o workshop A Reforma Trabalhista e o Setor Saúde. Ronaldo Nogueira – ministro do Trabalho; Dr. Gelson de Azevedo – ex-ministro do TST; e os especialistas em direito trabalhista o advogado Dr. José Pedro Pedrassani – assessor jurídico da FEHOSUL – e a advogada Dra. Ana Cristina Marques Cardoso – assessora jurídica do SINDIHOSPA – explicaram e debateram questões acerca da lei que implantou a reforma trabalhista e do impacto de inúmeros pontos da nova legislação nos estabelecimentos de saúde.

Reforma trabalhista e seu impacto na saúde foi tema de evento da FEHOSUL

Ministro do Trabalho em evento da FEHOSUL em Porto Alegre

CONSELHO JURÍDICO CNS (Brasília): A FEHOSUL participa ativamente do Conselho Jurídico da CNS, em Brasília. O Dr. Caminha e o Dr. Pedrassani empreenderam estudos jurídicos a respeito da recomposição monetária de valores constantes da “tabela SUS”, e promovem discussões sobre a melhor forma de intermediar e propor ações junto aos poderes.

Encontro Jurídico da CNS em Brasília

Encontro Jurídico da CNS em Brasília

ACREDITAÇÃO: Incentivo à acreditação e melhoria da qualidade, com valores diferenciados para auxiliar a adesão ao processo de acreditação pela Organização Nacional de Saúde (ONA), através do projeto QualisRS. O projeto qualifica a gestão e a prestação de serviços na área da saúde do Rio Grande do Sul, fundamentado em pilares do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA e de práticas relativas às ações de Segurança do Paciente, conforme preceitos da RDC 36 da ANVISA e dos padrões de qualidade e segurança adotados pelo Ministério da Saúde. O QualisRS tem um conjunto de características que contribuem para o seu sucesso, dentre elas: corpo técnico especializado; condições efetivas de implantação de desenvolvimento de práticas para ações de Segurança do Paciente; planejamento e implementação de planos e ações para a promoção das condições para a Acreditação ONA e participação de várias entidades e organismos locais no financiamento do Projeto, tornando-o mais acessível.

Presentes ao evento do QualisRS em Porto Alegre

Presentes ao evento do QualisRS em Porto Alegre

SEMINÁRIOS DE GESTÃO / TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES: O Sistema FEHOSUL já trouxe lideranças como Paulo Chapchap (Hospital Sírio-Libanês), Jorge Moll (Rede D´Or São Luiz)Henrique Sutton de Sousa Neves (Hospital Albert Einstein)Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento), Alceu Alves da Silva (Sistema de Saúde Mãe de Deus), Fernando Torelly (Hospital Sírio-Libanês) e muitas outras que ditam tendências e assinam as mais recentes inovações na gestão da saúde para o Seminários de Gestão, maior evento de gestão e inovações em saúde do Sul do País. Saiba mais em http://www.fehosul.org.br/seminariosgestao/

Seminários de Gestão, o maior evento de gestão em saúde do RS

Seminários de Gestão, o maior evento de gestão e inovação em saúde do RS é uma promoção da FEHOSUL e SINDIHOSPA

DESENVOLVIMENTO DE FÓRUNS TEMÁTICOS E PERMANENTES (FÓRUM RH, FÓRUM JURÍDICO, FÓRUM DE LÍDERES): Reunindo gestores de RH, advogados e das instituições de saúde. Os fóruns promovem discussões com especialistas, identificam carências das áreas, traçam estratégias para o mercado, apresentam estudos e publicações, além materiais de apoio;

Publico_Forum_RH

Edição do Fórum RH realizado em 2017

REPRESENTATIVIDADE PARA NEGOCIAÇÕES COM IPE-SAÚDE E OPERADORAS: Através dos grupos de especialidades (formado por segmentos econômicos da saúde). Realiza reuniões para propor novos serviços, como o serviço de fisioterapia para beneficiários IPE-Saúde. Busca dados, realiza análises, promove reuniões entre os envolvidos e sugere modelos de remuneração adequados à realidade de mercado. Além disto, trabalha intensamente para garantir o pagamento dos valores devidos aos hospitais, clínicas e demais prestadores de serviços de saúde.

Por intermédio da FEHOSUL, representados e Unimed instituíram Câmara Técnica para discutir relacionamento e remuneração

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE: A entidade representativa patronal mantém estreito relacionamento com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e integra estudos e análises sobre a difícil realidade financeira do estado e sua repercussão no orçamento da área da saúde. A FEHOSUL leva à SES demandas do setor, destacando-se as área de Terapia Renal Substitutiva, Análises Clínicas, Área de Imagem, Hemoterapia, hospitais, clínicas e medicina diagnóstica. A FEHOSUL, por exemplo, garantiu recentemente o pagamento de R$ 21 milhões aos prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), fruto desta constante intermediação com a SES/RS em defesa dos interesses de seus filiados. O valor refere-se à compensação pelos serviços prestados pelos estabelecimentos privados aos usuários do SUS. A Federação e a SES também promovem eventos em parceria, como o seminário sobre Política Nacional e Estadual na Hemoterapia com a participação da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária. Além disto, promove eventos e reuniões com membros do governo para expor os gargalos e as discrepâncias de mercado que inviabilizam a entrega de serviços a um maior número de gaúchos.

Representação política, uma das forças do Sistema Fehosul. Audiência com o secretário de Saúde, João Gabbardo realizada no mês de setembro

Representação política, uma das forças do Sistema Fehosul. Audiência com o secretário de Saúde, João Gabbardo

BRAÇO EDUCACIONAL: A FEHOSUL mantém parceria com instituição de ensino superior de Porto Alegre, com mais de 40 anos de atuação, promovendo pesquisas, estudos e cursos (graduação, pós-graduação e extensão). Promove ainda programas de ensino in company solicitados pelas empresas filiadas junto aos Sindicatos Filiados/FEHOSUL com valores atrativos ou até mesmo gratuidades – empresas em dia com as Contribuições e com histórico de assiduidade. DESCONTO EXCLUSIVO para o curso de Graduação em Gestão Hospitalar da Faculdade de Tecnologia em Saúde – Fasaúde, além de DESCONTOS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO da Fasaúde/IAHCS.

A FEHOSUL promoveu mais de 3 por mês em média em 2017

A FEHOSUL promoveu, em média, 3,5 atividades de cunho educacional a cada mês no ano de 2017

CURSOS E SEMINÁRIOS GRATUITOS: Buscando aperfeiçoar o corpo funcional das instituições. Atividades realizadas de janeiro a dezembro, em Porto Alegre e regiões de atuação dos Sindicatos Filiados. Veja a lista de cursos realizados, disponível em nossa página no facebook. Em 2017, foram realizadas exatamente 3,5 eventos por mês, em média, sendo que no total, 42 atividades de cunho educacional e de aperfeiçoamento (gratuitos) foram disponibilizadas para as empresas em dia com as Contribuições FEHOSUL.

ROTEIROS DA SAÚDE: Evento itinerante, levando informação precisa para gestores e dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios de todo o Estado. Bagé, Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Lajeado, Livramento, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Tramandaí foram algumas das cidades que já receberam a atividade.

Roteiros da Saúde em Passo Fundo, dia 30

Roteiros da Saúde em Passo Fundo (2017)

EVENTOS COM OS CANDIDATOS AO GOVERNO ESTADUAL (em períodos eleitorais): Entrega de propostas e reivindicações do setor de saúde. Espaço exclusivo para o dirigente conhecer e dialogar com os postulantes ao cargo.

Encontro com postulante ao governo estadual uniu lideranças e candidatos

Encontro com postulante ao governo estadual une lideranças e candidatos

AGENDA 2020: Responsável por promover as reuniões do grupo técnico da Câmara Temática da Saúde.

COMUNICAÇÃO: A equipe de comunicação presta uma ampla gama de serviços de comunicação, primando pela qualidade, alta produção e custo acessível. Desenvolve peças gráficas e visuais como apresentações, arte para ambientação (fundos de palco e banners para eventos da entidade); além de projetos gráficos e editoriais como livros, manuais e relatórios de atividades. Também é responsável pela criação e gerenciamento de sites (www.fehosul.org.brwww.setorsaude.com.br).

FEHOSUL NOTÍCIAS: leis, portarias, normas técnicas, decisões jurídicas e tabelas de procedimentos, andamento das negociações, notícias exclusivas e em primeira mão (enviado somente para dirigentes que estejam regularizados com suas obrigações).

PORTAL DE NOTÍCIAS SETOR SAÚDE (canal de exposição de estabelecimentos gaúchos a nível nacional): O Portal Setor Saúde é um veículo de comunicação que trabalha em parceria com os estabelecimentos de saúde – exclusivo para entidades em dia com as Contribuições -, auxiliando os mesmos em estratégias de marketing e comunicação, gestão da marca, presença na web e monitoramento de sua imagem no mercado. Divulga ainda ofertas de emprego e os eventos dos parceiros. O Setor Saúde se tornou um portal de alcance nacional. A segunda cidade que mais acessa o site é São Paulo, o principal mercado hospitalar e de saúde do Brasil – nossos estabelecimentos se tornaram conhecidos no Brasil com a ajuda desta ferramenta. O Portal também tem grande alcance nas mídias sociais, como no Twitter, Facebook (com mais de 36 mil seguidores) e Linkedin. Disponibilização de espaço (gratuito) para DIVULGAÇÃO DE EVENTOS E VAGAS DE EMPREGO no Portal de Notícias Setor Saúde e em seus canais de divulgação (www.setorsaude.com.br). Diminui custos para os representados, em um canal já consolidado, com grande audiência.

INFORMATIVOS: sobre o mercado da saúde, através do newsletter Portal Setor Saúde.

ESTUDOS E PESQUISAS: Como o Índice de Custos Hospitalares (ICH) em parceria com Instituto de Pesquisas. Mede a inflação do setor saúde no Estado (utilizado como parâmetro em negociações com categorias profissionais, operadoras e IPE-Saúde).

IMPORTÂNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES

O pagamento das contribuições ao sistema sindical de sua categoria econômica é importante instrumento de fortalecimento do trabalho diário de representatividade do setor patronal da saúde, e traduz em benefícios para sua empresa. O ordenamento jurídico brasileiro estipula tanto na Constituição Federal quanto na CLT, prerrogativas aos sindicatos de instituir contribuições sendo elas: contribuição sindical, contribuição confederativa e contribuição assistencial. 

A data limite para pagamento é o dia 31 de janeiro de 2018.

FAÇA PARTE DO SISTEMA FEHOSUL

Mantenha seu cadastro e suas contribuições em dia e usufrua dos benefícios

CADASTRO cadastro@fehosul.org.br

FINANCEIRO financeiro@fehosul.org.br

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO 2018, ACESSE AQUI.

O Sistema FEHOSUL é formado pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (veja o site); Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Fronteira; Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Pelotas; Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Planalto Médio e Alto Uruguai; Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Grande Porto Alegre e Litoral; Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Centro; Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Nordeste;  Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Serrana; Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Sul; Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Vale do Rio Pardo e Taquari; e Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do Rio Grande do Sul.