IPE-Saúde: FEHOSUL e FEDERAÇÃO RS se reúnem com entidades médicas

As direções da FEHOSUL e da FEDERAÇÃO RS (Federação dos Hospitais Filantrópicos do RS) realizaram na segunda-feira (26) reunião com as entidades médicas SIMERS, CREMERS e AMRIGS. Pela FEHOSUL, além da presidência, estavam Everton Morais e Shirlei Gazave (do grupo técnico de negociação) e pela Federação RS o presidente Luciney Bohrer (online), Ricardo Englert e André Lagemann.

Conforme o presidente da FEHOSUL, Cláudio José Allgayer, a reunião foi bastante positiva. “Tivemos a oportunidade de realizar uma boa troca de informações e obter avaliações jurídicas. Ao final, os presidentes do CREMERS, Eduardo Trindade e do SIMERS, Marcos Rovinski, além do Vice-Presidente da AMRIGS, Paulo Morassutti, teceram várias considerações acerca do entendimento das entidades médicas sobre a forma de relacionamento que o IPE-SAÚDE vem adotando. As entidades médicas demonstraram pleno apoio político à nossa causa, inclusive se colocando à disposição em eventual participação judicial, se e quando necessário. ”

A FEHOSUL, FEDERAÇÃO RS e hospitais estratégicos pediram na semana passada ao governador a suspensão do novo modelo de remuneração do IPE. Os hospitais que atendem 60% dos usuários do plano afirmam que medidas poderão reduzir em até 33% o faturamento anual, levando as instituições a operar com prejuízo.

Ainda na segunda-feira (26), a Direção do IPE esteve reunida com membros do governo e a expectativa é que nesta terça-feira (27) seja anunciado o adiamento da implantação das IN’s e portarias. “ Assim que esta provável suspensão for comunicada, o período será utilizado para uma ampla negociação que atenda de forma efetiva as nossas propostas”, finaliza Allgayer.