FEHOSUL completa 35 anos e anuncia novidades

Neste ano, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL) comemora 35 anos de trajetória. A entidade representativa e patronal defende os interesses de hospitais, clínicas e laboratórios. Fundada em 9 de março de 1989, a FEHOSUL anuncia uma série de novidades para comemorar mais de três décadas de atuação.

“Em parceria com a Health Meeting Business & Innovation (Feira Internacional de Saúde, Produtos e Equipamentos Médicos, Hospitalares e Laboratórios, a entidade) e com o SINDIHOSPA, a entidade visitará cidades do interior para levar conhecimento e a discussão de temas importantes para executivos e profissionais da saúde. O WARM UP HEALTH MEETING 2024 será gratuito e ocorrerá nas cidades de Novo Hamburgo e Lajeado (abril), Pelotas (Maio) e Passo Fundo, Santa Maria e Ijuí (Junho). E em outubro, durante a Health Meeting, a entidade irá retomar o DESTAQUES DA SAÚDE, premiação que valoriza executivos, estabelecimentos de saúde e fornecedores com atuação de destaque nos diferentes segmentos da saúde gaúcha e nacional”, destaca Cláudio José Allgayer, presidente da FEHOSUL.

“A entidade irá anunciar ainda neste mês, um HUB DE NEGÓCIOS FEHOSUL com fornecedores e parceiros especialmente selecionados para levar serviços, produtos e soluções com descontos especiais e vantagens únicas aos filiados em dia com as suas contribuições”, diz.

Um selo comemorativo foi apresentado para destacar os 35 anos da FEHOSUL. “E neste ano, devemos reformular o nosso site, tornando-o mais amigável e moderno”, completa Allgayer.

fehosul 35 anos selo

Conquistas e ações recentes importantes

Allgayer pontuou algumas conquistas relevantes nos últimos anos.

Covid-19 e metas SUS: “A entidade desenvolveu com sua equipe de técnicos estudos e justificativas que ajudaram a embasar a Lei nº 13.992/20, apresentada pelo deputado federal e vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Pedro Westphalen. A mesma suspendeu por 120 (cento e vinte) dias, a contar de 1º de março de 2020, a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a pandemia, cirurgias, por exemplo, tiveram que ser canceladas, deixando os hospitais sem condições de atender as metas estipuladas. Com o prosseguimento da pandemia no ano posterior, a medida foi ampliada para um período maior, encerramento somente em data próxima ao anúncio do fim da pandemia”, destaca Allgayer (foto abaixo).

claudio allgayer


Crise desabastecimento: “Ainda na pandemia conseguimos manter um nível satisfatório e seguro no abastecimento de medicamentos em hospitais através de ações e reuniões entre os filiados e fabricantes”, lembra Allgayer.


Piso de Enfermagem: “Atuando em parceria com a CNSaúde, as entidades patronais do setor privado conseguiram demonstrar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Lei do Piso de Enfermagem, da forma como foi publicada pelo governo federal iria ocasionar o fechamento de hospitais e clínicas em todo o Brasil, principalmente pelas discrepâncias econômicas e realidades salariais de regiões mais pobres e afastadas dos grandes centros. Assim, em dezembro de 2023, o Plenário do STF decidiu que a implementação do piso salarial da enfermagem deve ocorrer de forma regionalizada, mediante negociação coletiva nas diferentes bases territoriais e nas respectivas datas-bases”, pontua o presidente da FEHOSUL.


IPE Saúde: “Neste ano, a FEHOSUL em parceria com a Federação das Santas Casas (FEDERAÇÃO RS), conseguiu a suspensão do novo modelo de remuneração do IPE Saúde. Os hospitais que atendem 60% dos usuários do plano afirmam que o novo modelo reduziria em até 33% o faturamento anual, levando as instituições a operar com prejuízo. Agora, as entidades e hospitais estratégicos iniciam uma nova rodada de negociações. A expectativa é que o resultado seja apresentado à sociedade gaúcha no final de março, mais tardar no começo de abril”, projeta Allgayer.

História

Com os debates ocorridos na fase de elaboração da atual Constituição Federal, entre os anos de 1987 e 1988, os então dirigentes da Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) verificaram que o setor patronal da saúde, em nosso Estado, estava sub representado, em termos sindicais – existiam apenas os sindicatos de hospitais de Porto Alegre e de Pelotas. Nessa época o RS contava com 333 municípios, contra os 497 atualmente. Por outro lado, a nova Carta Constitucional, que estava sendo redigida, concedia aos sindicatos uma maior abrangência de atuação no marco da reconquista das liberdades individuais e sociais consagrada no Estado Democrático de Direito.

O então presidente da AHRGS, Dr. Paulo Maciel encarregou o diretor da entidade Cláudio Allgayer, em 1989, de transformar as secções regionais da entidade hospitalar em sindicatos patronais autônomos, representativos da categoria de hospitais, clínicas e laboratórios, nas diferentes regiões de nosso Estado.

O primeiro sindicato constituído sob este movimento foi o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Serrana, com sede em Cruz Alta, fundado no dia 17 de dezembro de 1988, que elegeu como seu primeiro presidente o médico Pedro Westphalen, atual deputado federal pelo PP/RS e vice-presidente da CNSaúde que na época ocupava o cargo de Diretor do Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta.

Subsequentemente, nos três meses seguintes foram criados mais quatro Sindicatos regionais de hospitais e estabelecimentos de saúde, os quais constituíram, nos termos da legislação, o núcleo que formatou a fundação da FEHOSUL.

Atualmente, a FEHOSUL é constituída por 9 sindicatos filiados, os quais apresentam base territorial que abrange todo o Rio Grande do Sul.

Os primeiros sindicatos e seus presidentes 

REGIÃO NORDESTE: o primeiro presidente foi o economista Armando Piletti, então administrador do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves.

REGIÃO FRONTEIRA: O pecuarista e contador Ilso Menegás, provedor da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito – Hospital São Luiz, foi o primeiro presidente.

REGIÃO SERRANA: Pedro Westphalen, diretor e proprietário do Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta. Atualmente é vice-presidente da CNSaúde, em Brasília.

PLANALTO MÉDIO E ALTO URUGUAI: presidido por Ilário Jandir de David, administrador do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo.

LITORAL: João de Almeida Pereira, presidente do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Fatos históricos

– Em 1990 a FEHOSUL é admitida na Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS).

– Ainda em 1990 o Sindicato de Laboratórios de Análises Clínicas filiou-se à FEHOSUL.

– Em 1991, mais três sindicatos patronais se unem à FEHOSUL, das regiões Sul, Centro e Vale do Rio Pardo e Taquari.

– Em 1992 é fundado o Sindicatos dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Grande Porto Alegre, com o então presidente, o médico Antônio Carlos Pinto Messias.

– No mesmo ano, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Pelotas filia-se à FEHOSUL.

– No ano de 1994, é fundada a CNSaúde, em Brasília. A FEHOSUL, juntamente com a FEHOSPAR (Paraná) e a FENAESS são as federações fundadoras da entidade máxima de representação patronal da saúde no Brasil.

– Em 1994, o Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre (SINDIHOSPA), até então filiado à Federação do Turismo e Hospitalidade, é admitido na FEHOSUL.

– 1997: A entidade lança a primeira feira de negócios da saúde no Rio Grande do Sul em parceria com a AHRGS, o Sul Saúde (foto abaixo).

sulsaude fehosul

– De 2016 a 2019 promoveu o Seminários de Gestão – Tendências e Inovações em Saúde, evento realizado em parceria com o SINDIHOSPA e que contou com palestras de lideranças da saúde do cenário nacional.

seminarios de gestao