Frente em Defesa do Diagnóstico Laboratorial projeta ações em Brasília e no Estado

 

O Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS) sediou, no dia 8 de abril, nova reunião da Frente em Defesa do Diagnóstico Laboratorial. A Frente debateu a possibilidade de ações em Brasília, junto ao Parlamento e ao Ministério da Saúde. Entre as medidas, uma audiência pública será agendada, ainda no primeiro semestre, para o debate da situação caótica que acomete o diagnóstico laboratorial.

No Rio Grande do Sul, a Frente Parlamentar pretende realizar um evento na Assembleia Legislativa, com a presença de deputados, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Secretários de Saúde e um grande número de laboratórios. O objetivo é conscientizar lideranças e sociedade, expondo a situação atual do setor das análises clínicas.

A reunião no CRF também se mobilizou apoiando a Assembleia Geral Extraordinária da Fehosul, que ocorrerá dia 15 de abril, sobre as análises clínicas, suas dificuldades em relação ao mercado (SUS, Ipergs e operadoras) e a Lei 3.999. O grupo irá preparar estudos técnicos que fundamentem as demandas para futura reunião com Ipergs.

 

 

Foram convidados a participar representantes da Federação dos Hospitais de SC (FEHOESC), Federação das Santas Casas do RS e o CREMERS. Também deverão ser incluídos na Frente Parlamentar, os laboratórios da área pública, que estão em situação crítica, igualmente.

A reunião contou com a presença de dirigentes das seguintes instituições: CRF-RS, Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Biomedicina, Laboratórios Associados (LAS), Sindilac, Associação dos Farmacêuticos do RS e Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (regional RS). A Fehosul esteve representada pelo diretor-executivo, médico Flávio Borges e a Confederação Nacional de Saúde pelo Dr. Maurício Guimarães, diretor da Fehosul e presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Pelotas.

Saiba mais:

Frente parlamentar em defesa dos laboratórios de análises clínicas

Fehosul e Conselho Regional de Farmácia analisam mercado das análise clínicas