Fehosul e Conselho Regional de Farmácia analisam mercado e análises clínicas

A Fehosul recebeu, no dia 29 de fevereiro, dirigentes do Conselho Regional de Farmácia (CRF). O primeiro tema debatido, de interesse comum, foi a consequência da Lei 13.021/2014, que caracteriza a farmácia como estabelecimento de saúde, e não mais como estabelecimento comercial. Existem 4.442 drogarias e cerca de 800 farmácias de manipulação no Rio Grande do Sul.

A norma, inclusive, permite às farmácias praticarem alguns procedimentos, como aplicação de medicação injetável, vacinas, pequenos curativos, verificação de pressão arterial e fracionamento de drogas. O novo entendimento preconizado pela Lei 13.021, caracterizando farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, é objeto de estudo por parte da Fehosul.

 

Outro ponto abordado foi a Frente Parlamentar em Defesa do Diagnóstico Laboratorial, seus objetivos, estratégias e as ações já estabelecidas, entre as quais está a retomada das tratativas com o Ipergs visando reajustes, que não ocorrem há cinco anos. Um grupo de estudo desenvolverá evidências dessa defasagem juntamente com as melhorias e qualificação do setor, que implicaram em aumento de custos nos processos, insumos e pessoal.

Estiveram presentes os farmacêuticos Maurício Snin (presidente), Renato Vianna (tesoureiro), Marcio Airoldi (advogado CRF) e Everton Borges (assessor CRF). Pela Fehosul, participaram o presidente médico Cláudio Allgayer, o diretor-executivo, médico Flávio Borges, e a gerente de relacionamento com o mercado, administradora hospitalar Shirlei Gazave.