FEHOSUL e lideranças hospitalares voltam a discutir estratégias para adoção de novos modelos de remuneração

Novo encontro ocorreu em Porto Alegre, dia 20

FEHOSUL e lideranças hospitalares voltam a discutir estratégias para adoção de novos modelos de remuneração

Na sexta-feira, 20 de outubro, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) reuniram no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, lideranças da área hospitalar do Estado. Este foi o segundo encontro que objetiva debater os modelos de remuneração vigentes, além de buscar novas alternativas e estratégias para a adoção de novas modalidades de remuneração. O primeiro encontro ocorreu no dia 25 se setembro.

O evento iniciou com a fala do presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer, que realizou a abertura resumindo a trajetória dos modelos utilizados no Rio Grande do Sul. “ No Estado, assim como em todo o Brasil, o fee for service sempre prevaleceu. Porém devemos estar tecnicamente preparados para novos horizontes, como o DRG e outros conceitos que podem ser incrementados ou ajustados para a nossa realidade. Estamos aqui para ouvir e propor estratégias que impactem positivamente no rumo da sustentabilidade das nossas organizações”, afirmou Allgayer.

Presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer
Presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer

 

O diretor executivo da FEHOSUL, Dr. Flávio Borges, realizou apresentação sobre os modelos de remuneração atuais, como o Fee for Service (FFS), Diagnosis Related Groups (DRG ou Grupos de Diagnósticos Relacionados), Pay for Performance (P4P), Capitation, Diárias Compactas e Diárias Globais, dentre outros.

“ É necessário pensar em estratégias para entregar valor para o paciente ao menor custo possível, e ainda assim, manter a qualidade. A inflação médica no Brasil é uma das maiores do mundo. Existem diferentes tipos de modelos de remuneração, por isso a complexidade do tema. O que estamos propondo é considerar o risco de uma forma compartilhada com as operadoras, governo e demais envolvidos. Mas para isto, devemos ter o devido conhecimento e a estratégia correta para os momentos antes, durante e após a negociação. É preciso integrar ações com os envolvidos de forma responsável, e contribuir com a solução das incertezas que ditam o dia a dia dos executivos de nossos hospitais.”

Flávio Borges, Diretor Executivo da FEHOSUL
Flávio Borges, Diretor Executivo da FEHOSUL

 

Após a palestra de Flávio Borges, ocorreu um longo debate seguido de almoço. As lideranças hospitalares contribuíram com exemplos práticos e sugestões. Dentre os destaques, foi sugerido a a criação de um grupo permanente de estudos sobre remuneração, tabelas remuneratórias e indicadores assistenciais, com intuito de testar modelagens envolvendo os diferentes conceitos, como ganhos, perdas, epidemiologia, eficácia, efetividade e eficiência.

Lideranças debateram sobre modelos de remuneração
Lideranças debateram sobre modelos de remuneração

 

O evento contou com a presença de representantes dos seguintes hospitais: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, Hospital Divina Providência, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital São Lucas da PUCRS (estes todos de Porto Alegre); e ainda Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Santa Lúcia (Cruz Alta), Hospital de Caridade de Erechim e Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (Santa Maria). Nova reunião está agendada para o dia 10 de novembro.

Próximo encontro ocorre no dia 10 de dezembro
Próximo encontro ocorre no dia 10 de novembro