FEHOSUL e lideranças estudam novos modelos de remuneração

Alternativa aos modelos vigentes foi discutida em reunião

FEHOSUL-e-lideranças-estudam-novos-modelos-de-remuneração

Na segunda-feira, 25 de setembro, a direção da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) reuniu-se com lideranças da área hospitalar do Rio Grande do Sul para debater os modelos de remuneração vigentes, e buscar novas alternativas a serem estudadas e, posteriormente, implantadas em parceria com as fontes pagadoras (IPERGS, operadoras de planos de saúde).

No encontro, foram discutidos modelos de remuneração vigentes, como o Fee for Service (FFS), Diagnosis Related Groups (DRG ou Grupos de Diagnósticos Relacionados), Diárias Compactas e Diárias Globais. O FFS é o modelo atual em que o prestador é remunerado pela utilização dos seus serviços e pelo consumo realizado pelo paciente durante a internação. As partes estabelecem previamente uma tabela de preços. Já o DRG pode ser classificado como uma metodologia de gerenciamento de custos e qualidade assistencial, que permite a elaboração de parâmetros clínicos e cirúrgicos para a comercialização de serviços hospitalares, baseando-se em informações coletadas a partir da internação do paciente.

Entretanto, estes novos modelos, tais como o DRG, “ainda não estão plenamente funcionantes, existindo experiências em andamento em algumas instituições no Brasil”, de acordo com o diretor executivo da FEHOSUL, Flávio Borges. Por isso, na reunião foram debatidas as opções de remuneração a serem implementadas que objetivem principalmente a valorização da prestação qualificada dos serviços de saúde.

Os diretores da FEHOSUL e demais presentes, em consenso, estabeleceram a necessidade da articulação de um grupo de líderes que elabore as novas diretrizes necessárias para um novo modelo de remuneração. O novo grupo agendará encontros para aprofundar estudos, elaborar conceitos e estabelecer premissas que atendam todo o setor saúde.

Compõem o grupo as seguintes instituições de saúde: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, Hospital Divina Providência, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital São Lucas da PUCRS (estes todos de Porto Alegre); e ainda Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Santa Lúcia (Cruz Alta), Hospital de Caridade de Erechim e Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (Santa Maria).

Fehosul_Remuneracao