Secretários de estado e entidades representativas discutem ações contra o Aedes

 

Os secretários estaduais João Gabbardo (Saúde), Pedro Wesphalen (Transportes) e Juvir Costella (Turismo), apresentaram no dia 3, quarta-feira, algumas das iniciativas para a conscientização da população no controle do mosquito Aedes aegyti (transmissor da dengue, da zika e da chikungunya) durante o período de carnaval. Com apoio das empresas RTI (Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal), Concepa e EGR serão distribuídos informativos nas estradas gaúchas, rodoviárias e em linhas de ônibus intermunicipais.

“Somente no posto de turismo de Porto Xavier, passaram 100 mil turistas oriundos da Argentina e do Uruguai no mês de janeiro”, disse Juvir Costella, que utilizou o dado para destacar a importância da iniciativa conjunta.

“É inevitável que o Zika chegue aqui, e com ele, os casos de microcefalia. Mas nosso objetivo é que ocorra com as menores taxas possíveis. As iniciativas apresentadas buscam afastar o perigo durante o verão”, salientou Gabbardo.

O secretário da Saúde fez agradecimentos pela impressão do material de alerta e conscientização custeado pelo Simers. E voltou a agradecer a Fehosul, Sindihospa e Hospital Moinhos de Vento pela reforma da Sala de Monitoramento de Ações Estratégicas de Combate ao Aedes aegypti (veja aqui), inaugurada no dia 15 de janeiro.

Além dos secretários, estiveram presentes o presidente da Fehosul, médico Cláudio Allgayer; o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, além do presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes; do diretor da EGR, Ney Michelucci; do diretor Operacional do DAER, Lauro Hagemann; e do presidente da Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI), Hugo Fleck.