Secretaria da Saúde promete relatório com proposta de cofinanciamento

 

O Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul), representado pelo o diretor-executivo, médico Flávio Borges, participou de mais uma reunião da Comissão Técnica dos Incentivos Financeiros e Estaduais aos Prestadores de Serviços ao SUS, na manhã do dia 4 de maio.

O encontro teve coordenação do médico Francisco Zancan Paz, que é diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) e secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Dr. Francisco Paz anunciou que a proposta da Fehosul de estender o cofinanciamento a todos os hospitais, clínicas e laboratórios que prestam serviços ao SUS está sendo considerada. A SES está terminando uma análise sobre o item “orçamentação de hospitais”, ao qual se destina, atualmente, 50% do valor total do cofinanciamento.

Em uma apreciação geral, o coordenador da Comissão considerou que os recursos existentes são insuficientes para a manutenção dos atuais R$ 80 milhões mensais destinados ao cofinanciamento e que estão ao encargo do Estado.

 

 

O grupo se reúne semanalmente para analisar todas as linhas de incentivo, constituídas conforme a Portaria nº 81/2016.

Está programada para a próxima reunião (dia 11 de maio), a apresentação de um relatório, preparado pela SES, baseado nas análises da comissão técnica até o presente momento. O documento fundamentará uma futura proposta de cofinanciamento, que deverá contemplar os recursos disponíveis, estabelecer indicadores e ter como base o cumprimento de parâmetros estabelecidos dentro da realidade financeira do Rio Grande do Sul.

Leia mais:

Nova reunião sobre cofinanciamento SUS é realizada

SES prorroga estudos sobre linhas de cofinanciamento

SES discute critérios de incentivos aos prestadores

Reunião em janeiro projetava definição de uma nova política de incentivos para o fim de abril