Prestadores não receberam o pagamento integral do SUS

Foram quitados 50 milhões de reais de uma dívida superior a 70 milhões de reais

sus_materia

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) pagou 50 milhões de reais aos prestadores de serviços, referente aos serviços prestados no mês de novembro de 2015. Este valor corresponde a cerca de 70% dos créditos de hospitais, clínicas e laboratórios relacionados aos serviços efetivamente realizados.

Em contato realizado hoje com o Secretário de Saúde, médico João Gabbardo, o presidente da FEHOSUL, médico Cláudio Allgayer foi informado que “pagamos aos prestadores a totalidade dos valores que foram repassados pelo Ministério da Saúde, que alcançaram somente 50 milhões de reais, de uma fatura aproximada de 70 milhões”, esclareceu Gabbardo.

Em relação à previsão de pagamento do valor faltante, o secretário Gabbardo afirmou que a Saúde está gestionando junto com a Secretaria Estadual da Fazenda a liberação deste montante pelo estado do Rio Grande do Sul, para não prejudicar os prestadores, mas que até agora a Fazenda não liberou valores para nenhuma secretaria estadual, aditando que “neste momento (por volta das 11:30 horas) técnicos da saúde estão reunidos com os da Fazenda, procurando encontrar uma solução”, disse Gabbardo.

Allgayer também ficou sabendo que os demonstrativos de pagamentos estão prontos na Secretaria da Saúde e tão logo os recursos sejam liberados pela Fazenda, imediatamente serão depositados nas contas dos prestadores.

A Fehosul entende que situações similares tendem a repetir-se no decorrer do ano, face a crise fiscal dos governos Federal e Estadual que, certamente, terão repercussões danosas sobre os orçamentos e desembolsos, especialmente quanto ao cumprimento de prazos e a integralidade dos pagamentos devidos.