Health Hub Porto Alegre define coordenadores dos grupos de especialidades

 

Uma nova reunião no Sindihospa, na manhã de 30 de março, deu prosseguimento à implantação do Health Hub Porto Alegre.

O início do encontro contou com a apresentação de representantes da UFRGS, sobre o parque tecnológico da universidade. Foram apresentados alguns cursos de graduação – principalmente de engenharia – que podem ajudar a qualificar ou ajudar no desenvolvimento do Health Hub Porto Alegre.

O Health Hub visa aumentar a escala de produção na saúde de Porto Alegre com sustentabilidade. O projeto se encontra em fase estruturante e pretende promover pesquisas e implantar produtos. O projeto Health Hub Porto Alegre, lançado em dezembro pela Prefeitura, reúne hospitais, empresas, associações, instituições de ensino e entidades da capital gaúcha.

 

 

O diretor-executivo do Sindihospa, administrador Tibiriçá Rodrigues, fez uma apresentação sobre a atual estrutura de saúde da Capital, mostrando dados da mão-de-obra, de conhecimento estratégico e as estruturas em funcionamento.

As unidades de urgência e emergência, por exemplo, têm como característica o atendimento de um elevado número de pacientes de fora da Capital e uma razoável quantidade de casos de baixa complexidade, que poderiam ser resolvidos em UPAs e, assim, reduziria o contingente nos hospitais.

Conforme destacado durante debate na atividade, o TelessaúdeRS, serviço de telemedicina feito em parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a UFRGS, já é referência nacional. O projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFRGS promove ações dirigidas à população, por meio de apoio aos profissionais da atenção primária à saúde e dos demais níveis assistenciais do SUS.

 

 

Mais de 15 mil teleconsultorias na Plataforma de Telessaúde já foram realizadas, com o encaminhamento evitado em 64% dos casos enviados por médicos, conseguindo um alto índice (95%) de satisfação dos usuários. O serviço atende pelo número 0800 644 6543.

O encontro definiu, ainda, os coordenadores que estarão à frente dos grupos integrantes do Health Hub Porto Alegre:

Grupo Assistencial – Fernando Ritter (secretário municipal da saúde)

Grupo de Estrutura Operacional – Robson Morales (diretor administrativo do Hospital Divina Providência)

Grupo de Capacitação de Recursos – Ricardo Englert (diretor financeiro da Santa Casa de Porto Alegre)

Grupo de Desenvolvimento do 4º Distrito – Jorge Tonetto (secretário municipal da Fazenda)

Outro tema muito frisado na reunião foi o envelhecimento populacional. Atualmente, o número de idosos equivale a 15,65% dos habitantes do Estado. Em 15 anos, deverá saltar para 24,27%, patamar igual ao da Áustria, aponta levantamento realizado em 2015 pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). Para atender a nova demanda, a cidade precisará qualificar a mobilidade urbana e adaptar a prestação de serviço específica para esses pacientes. Por fim, o encontro tratou dos próximos desafios a serem tratados no âmbito do Health Hub. Entre eles está o fornecimento de serviços públicos (energia elétrica, água, telefone, etc.) para as instituições de saúde. “Os custos da falta de programação, nesse sentido, são muito altos. É preciso estudar formas de melhorar este ponto, mas sem causar prejuízos às instituições”, resumiu a gerente de relacionamento com o mercado da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), administradora hospitalar Shirlei Gazave, que esteve presente à reunião.