Grupo Paritário do Ipergs estuda as glosas

Reunião encaminhou a elaboração de manual sobre glosas em procedimentos assistenciais e administrativos

Materia_2

O Grupo Paritário do Ipergs realizou sua primeira reunião de 2016 na tarde do dia 21 de janeiro, na sede da autarquia estadual. A Fehosul esteve representada pelo diretor-executivo, médico Flávio Borges e a AHRGS pelo administrador Alcides Pozzobon. O objetivo do encontro foi tratar da elaboração de um manual que parametrize os procedimentos assistenciais e administrativos, de modo que as glosas aplicadas aos prestadores de serviços sejam reduzidas, diminuindo o retrabalho e os custos associados, tanto para IPE-Saúde como aos Prestadores de Serviços.

Um dos itens mais importantes na questão da glosa é a quantidade máxima prevista no sistema eletrônico de conferência. Esse ponto será estudado conjuntamente pelo Grupo Paritário, visando o estabelecimento de parâmetros adequados de comum acordo. “O Grupo Técnico da Fehosul já possui uma proposta de manual elaborada, que será apresentada em breve”, avisou o Dr. Flávio Borges.

Glosas nos medicamentos podem ser evitadas

O valor de glosas neste item (código 999 do Ipergs) atinge R$ 14 milhões ao ano. Basicamente, neste caso, as glosas se originam do uso inadequado do Brasíndice que muitas vezes, não corresponde à edição vigente no efetivo período de internação do paciente. O sistema eletrônico corrige automaticamente e este tipo de glosa é considerado irrecursável pelo SRN (Sistema de Recurso de Notas). “Os hospitais devem aferir seus sistemas de faturamento para evitar esta ocorrência, que é a mais significativa, em valores, no total de glosas efetivadas”, afirma o diretor executivo da Fehosul.