Grupo de Trabalho Intergestor elabora documento sobre o PRM

 

Na manhã do dia 19 de janeiro foi realizada, na sede do Ipergs, reunião do Grupo de Trabalho Intergestor (GTI), criado por Portaria da Presidência da autarquia, para estudar e viabilizar a possível implantação de uma nova metodologia de remuneração de medicamentos. O encontro teve como objetivo elaborar um documento resultante do estudo dos integrantes do Grupo sobre o relatório do Preço de Referência de Mercado (PRM) apresentado pela Secretaria da Fazenda.

A reunião, coordenada pelo médico Eduardo Lopes (diretor administrativo-financeiro do Ipergs), teve a presença do diretor-executivo da Fehosul, médico Flávio Borges, e do presidente do Sindihospa, economista Fernando Torelly. O referido documento, integrante da ata da reunião, foi encaminhado ao presidente do Ipergs, administrador José Parode.

Várias considerações e questões foram apresentadas e necessitam ser adequadamente esclarecidas, para que se alcance o objetivo do GTI de se praticar uma remuneração justa por meio da valorização da prestação de serviço. Um dos princípios que norteia o grupo e inclusive citado no documento da SEFAZ é o de “Ganho Zero, Perda Zero”, ou seja, um viés neutro a presidir o novo modelo.

A próxima reunião, marcada para o dia 28 de janeiro, também no Ipergs, terá como pauta uma nova classificação dos hospitais e a comparação do modelo atual de remuneração com os modelos prevalentes existentes no mercado.