Fehosul realiza nova reunião com laboratórios de análises clínicas

 

Na manhã do dia 5 de maio, ocorreu a segunda reunião do Comissão dos laboratórios de Análises Clínicas, originada da Assembleia Geral Extraordinária de abril (veja aqui). Os presentes elaboraram um documento que será apresentado ao secretário estadual da saúde, médico João Gabbardo dos Reis, esmiuçando a situação crítica e de inviabilidade em que se encontra o setor de análises clínicas, além do importante impacto que o fechamento dos laboratórios geraria para a saúde da população que necessita dos serviços do SUS.

Após todas as justificativas e fundamentações, se estabeleceu um pleito de cofinanciamento estadual como forma de amenizar o desequilíbrio econômico-financeiro existente nesta prestação de serviços. Ao mesmo tempo, se solicita a instituição de uma taxa de coleta por paciente atendido (hoje os custos de procedimento da coleta de sangue para a realização dos exames laboratoriais não são remunerados).

A realidade do setor exige que os pagamentos ocorram de forma regular e sem retenções. O referido documento será disponibilizado previamente aos laboratórios do Rio Grande do Sul para contribuições e finalização.

O presidente do Sindilac, farmacêutico-bioquímico Luiz César Leal Neto, destacou a importância da obtenção de uma posição conjunta do setor e de uma proposta clara, que venha sanear as presentes dificuldades.

Na reunião, também foi apreciada a minuta de um ofício a ser encaminhado ao Ipergs abordando as mesmas dificuldades citadas e propondo soluções viáveis a serem adotadas pela autarquia estadual.

O diretor-executivo da Fehosul, médico Flávio Borges, salientou que “o trabalho integrado das instituições que representam o setor pode, realmente, gerar soluções que viabilizem a área das análises clínicas e mantenham os serviços qualificados que são prestados à saúde da sociedade gaúcha”.

Após a reunião, o setor de comunicação da Fehosul discutiu com o presidente do Sindilac, ideias para a campanha de comunicação estipulada na assembleia do dia 15 de abril. As iniciativas terão como foco alertar a população e os governantes da extrema dificuldade que enfrenta o setor de análises clínicas. O Portal Setor Saúde (www.setorsaude.com.br) e demais canais de comunicação da Fehosul e Sindicatos Filiados serão utilizados para promover as peças de comunicação.

Pela Fehosul, participaram o diretor-executivo, médico Flávio Borges, e a gerente de relacionamento com o mercado, administradora hospitalar Shirlei Gazave. Estiveram presentes, ainda, a conselheira da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Alzira Aquino; a presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Centro (sede em Santa Maria), médica Ana Maria Zimmerman; o presidente do Sindilac, farmacêutico-bioquímico Luiz César Leal Neto; o diretor administrativo da Clínica Endocrimeta, administrador Carlos Alberto Lazzari; e o médico Maurício de Abreu e Lima Guimarães, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Pelotas.