FEHOSUL prestigia comemoração dos 60 anos de atuação do SINDIHOSPA

O SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) realizou nesta sexta-feira (25), na Casa Vetro, em Porto Alegre, evento comemorativo para marcar as seis décadas de atuação, assim como para homenagear ex-presidentes e apresentar ao setor os novos integrantes do Conselho de Administração 2022-2025. A FEHOSUL prestigiou o evento com a participação da gerente de Relacionamento com o Mercado Shirlei Gazave (direita na foto), o conselheiro fiscal Marco Aurélio Panzenhagen (esquerda) e o presidente em exercício, Odacir Rossato.

O presidente Henri Siegert Chazan (foto abaixo) destacou que uma das principais funções da entidade é integrar a cadeia de saúde em busca da sustentabilidade, gerando reflexos efetivos e positivos para os estabelecimentos de saúde e população. “A nossa missão é [buscar] a sustentabilidade econômico financeira. Assim, precisamos gerar colaboração, trabalhar em grupo. Nós temos mais de 20 comitês técnicos, permanentes, jurídicos, de infecção hospitalar, segurança do paciente, de gestão de crises e catástrofes…. O projeto Clin Saúde, por exemplo, é um centro de soluções ao empresariado da saúde, apoiando a melhoria da gestão em áreas estratégicas do negócio, como marketing, seguros, entre outras. ”.

O SINDIHOSPA, conforme Chazan, tem contribuído cada vez mais em momentos de crise, como ocorreu na pandemia, reforçando o papel social da entidade. “O Sindicato também participa, incansavelmente, como ocorreu durante a pandemia, em momentos de crise. Na ocasião, fomos fundamentais para ajudar na compra e distribuição de respiradores, tanto em Porto Alegre, como em outras regiões do Estado”, completou. Na cerimônia, Chazan agradeceu a parceria com o Instituto Cultural Floresta e do seu presidente Cláudio Goldsztein, presente ao evento. De acordo com informações divulgadas pela SINDIHOSPA, entre março de 2020 a março de 2021, foram repassados R$ 22 milhões. Foram atendidos neste período as demandas de EPIs e equipamentos de mais de 30 prefeituras do Estado, além da capital. Ao todo, foram mais de 50 hospitais em todo o Rio Grande do Sul, além de 100 lares de idosos.

SINDIHOSPA comemora 60 anos de atuação e apresenta os novos integrantes do Conselho-

O presidente do SINDIHOSPA também dedicou parte do seu discurso ao trabalho desempenhado pelos ex-presidentes da entidade. Plácido Lopes da Fonte; Kurt Dohms; Jorge José da Silva; Ângel Antônio del Arroyo; Alberi Cardoso Vetal; Genésio Antônio Korbes; Paulo David Silva Gusmão; Alceu Alves da Silva; Leomar Bammann; Mauro João Stormovski; Fernando Torelly e Odacir Rossato fazem parte do legado entregue pelo SINDIHOSPA ao longo da sua caminhada. Para Chazan, eles são parte fundamental do protagonismo alcançado pela entidade. Na cerimônia, foram entregues placas em homenagem aos ex-presidentes.

Integrante desta história, o presidente em exercício da FEHOSUL, Odacir Rossato, reforçou que o papel de sucesso desempenhado pelo Sindicato é fruto da união. Segundo Rossato, nos últimos anos a cooperação foi impulsionada e seguirá sendo intensificada cada vez mais. “Ao longo da sua trajetória o SINDIHOSPA entregou serviços que ajudaram a classificar Porto Alegre como um case de sucesso em termos de excelência em gestão hospitalar e assistência na saúde. Somos, após São Paulo, um dos principais polos de saúde do Brasil. Agora, a entidade vem consolidando um novo tipo de protagonismo que é vital para que os associados tenham acesso a vantagens em áreas estratégicas, como por exemplo, negociação com os pagadores, apoio para inovar e soluções que contribuam para realizarmos compras coletivas e ganharmos competitividade. Esta é a função das entidades de classe. As recentes crises da pandemia e do IPE Saúde reforçaram a certeza de que devemos pensar juntos, abrir caminhos novos e gerar equilíbrio. Assim como estarmos juntos para discutirmos e nos adaptarmos às mudanças de mercado. Se quisermos avançar no tema da eficiência, a cooperação e a troca de experiências é fundamental. Afinal, somente com sustentabilidade conseguiremos entregar a nossa função social, que é atender a população com qualidade e segurança. Uma coisa [função social] não se conquista sem a outra [sustentabilidade]. ”

A gerente do Sindicato, Alessandra Dewes reforçou que a trajetória do SINDIHOSPA é composta por muito trabalho e troca de conhecimento. “Agimos como interlocutores entre as entidades para ajudar na evolução de projetos e iniciativas. Exemplo disso são os grupos de trabalho permanentes, que discutem soluções conjuntas em diversas áreas, como a enfermagem, farmácia, gestão ambiental entre outras tantas”, destaca ao se referir aos 20 Núcleos e Departamentos estruturados pelo Sindicato. Alessandra ressalta também a atuação reconhecida do Sindicato na interlocução com o Governo do Estado, Prefeitura, Assembleia Legislativa e Governo Federal.

Uma homenagem será prestada ao SINDIHOSPA na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, no dia 29 de novembro, às 17h — por proposição do vereador Alvoni Medina. Na ocasião, a entidade receberá o diploma de honra ao mérito.

No evento estiveram presentes nomes como o deputado federal e vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Pedro Westphalen, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, assim como os principais gestores de hospitais, clínicas e laboratórios de Porto Alegre vinculados ao SINDIHOSPA. 

Membros do Conselho de Administração (2022-2025)

Presidente: Henri Siegert Chazan (Residencial Pedra Redonda)


Vice-Presidente: Rafael Cremonese (Hospital Mãe de Deus)


Conselheiro Administrativo e Financeiro: João Daniel Berto (Hospital Divina Providência)


Conselheiro de Marketing e Comunicação: Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento)


Conselheiro de Desenvolvimento Humano: Saulo Mengarda (Hospital São Lucas da PUCRS)


Conselheiro de Relações com o Mercado: Jorge Bajerski (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)


Conselheiro de Serviços e Melhores Práticas: Daniel Giaccheri (São Pietro Saúde)


Conselheiros

Cláudio Oliveira (Grupo Hospitalar Conceição)


Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles)


Fernando Lorenz (Diaglaser Centro de Diagnóstico e Tratamento Ltda)


Jorge Avelino dos Santos (Clínica São José)


Marcelo Abreu (Clinoson)

SINDIHOSPA

Criada em 12 de novembro de 1962, a entidade tem como missão defender e representar os interesses dos prestadores de serviços de saúde estabelecidos na capital gaúcha. O SINDIHOSPA reúne hospitais – como o Moinhos de Vento, Mãe de Deus, Divina, Ernesto Dornelles, HCPA e GHC -, clínicas, residenciais geriátricos, empresas de home care, laboratórios de análises patológicas e medicina diagnóstica, clínicas veterinárias e outras organizações do setor. A entidade integra a CNSaúde com sede em Brasília e o Sistema FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul).

 

Crédito fotos: Ramon Belmonte