Fehosul e Unimed instituem Câmara Técnica para tratamento oncológico

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul) e a Unimed Porto Alegre concordaram em desenvolver uma série de atividades comuns para delimitar novos paradigmas no relacionamento entre os prestadores de serviços da área oncológica e a operadora de planos de saúde. Na manhã do dia 12, quinta-feira, as entidades promoveram o primeiro encontro de trabalho que se realizou na sede da entidade representativa dos hospitais e clínicas gaúchas.

O Dr. Cláudio Allgayer, presidente da Fehosul, destacou que “algumas medidas e formas de interação, nos últimos meses, não apresentavam o consenso esperado nas relações entre parceiros assistenciais. A decisão conjunta de reexaminar as melhores práticas, garantir a autonomia do médico e os desejos do paciente, serão supridas pela análise integrada e conjunta das instituições, a partir de agora. Esperamos que até o final de janeiro, possamos aprovar os primeiros protocolos assistenciais no delicado e sensível campo do cuidado oncológico, tudo em alinhamento estreito e de comum acordo”, ressaltou Allgayer.

O Dr. Salvador Gullo Neto, Diretor de Provimento de Saúde da Unimed, destacou a importância de se discutir e conhecer protocolos que possam nortear os cálculos atuariais, com análise, previsão de riscos e de expectativas, trazendo especialistas de hospitais e clínicas para integrarem uma nova Câmara Técnica. “ Entendemos que a sistemática anterior pode ter criado certo descontentamento, com prestadores, usuários e cooperados. Não era a intenção, por isso devemos buscar um regramento melhor do tema. Analisar novas tecnologias, racionalizar custos assistenciais, elaborar protocolos de novos fármacos, dentre outros pontos”, acrescentou o médico Salvador Gullo Neto. Para ele, os estudos ajudarão a criar um melhor padrão de qualidade assistencial.

O Dr. Adalberto Broecker Neto, primeiro oncologista clínico do Estado e representante das clínicas oncológicas, sugeriu que a Câmara Técnica seja permanente. Salvador Gullo Neto concordou que a continuidade é importante para debater consensos rotineiramente.

As próximas atividades ocorrerão semanalmente até o final de janeiro, quando será apresentado o primeiro relatório da Câmara Técnica.

Além de Adalberto Broecker Neto, Cláudio Allgayer e Salvador Gullo Neto, participaram da reunião Vanessa Brandolf (Hospital Mãe de Deus), Diocélia Jungbluth (Hospital Moinhos de Vento), Flávio Borges e Shirlei Gazave (ambos da Fehosul), Fernanda Longhi, Tatiana S. Lucas e Cristiane S. Gonçalves Van (representantes da Unimed Porto Alegre).

Atividade ocorreu na sede da FEHOSUL, no dia 12 de janeiro