Fehosul e Ipergs avançam nas tratativas relativas à Medicina Nuclear

medicina nuclear_2

Na segunda reunião entre Fehosul e Ipergs na semana, no marco dos ajustamentos referentes a implantação da CBHPM, as entidades debateram, na manhã de 16 de junho, temas relativos à área da medicina nuclear. A equipe técnica da Fehosul esteve representada pelo diretor executivo, Dr. Flávio Borges, Dr. Belmonte Juarez Marrone e Rozália Macedo Nunes (Nuclimagem), Fernanda Roia e Francine Zeni (Hospital Moinhos de Vento) e Francisco Costa (Hospital Mãe de Deus). Pela autarquia estadual estiveram presentes a assessora médica Dra. Ana Ribeiro e Jorge Martini.

No início do encontro, a Dra. Ana Ribeiro relatou que a tabela THP/CBHPM, implantada pelo IPE-SAÚDE em 1º de junho de 2015, já sofreu vários aperfeiçoamentos, inclusive na área da medicina nuclear, restando nesta especialidade, apenas três ajustes no “De / Para”. A análise dos presentes frente ao que foi apresentado foi positiva e de acordo com as melhorias esperadas.

A Dra. Ana Ribeiro voltou a afirmar que não será mais possível lançar exames utilizando-se códigos de semelhança. Exames não constantes na atual tabela do Ipergs devem ser cobrados particularmente pelos prestadores de serviços. E relembrou que, para insumos, pacotes, taxas, equipamentos, odontologia e outros, permanecem os mesmos códigos da antiga THP.

Foram discutidos alguns valores como, por exemplo, a remuneração do PET-CT. O IPERGS afirmou que não há condições para revisão de valores no momento atual.

O mês de junho ainda será dedicado ao aperfeiçoamento da tabela implantada, com acompanhamento próximo da Fehosul,  e os prestadores de serviços devem se atualizar diariamente, acessando o site do Ipergs. Com a estabilização da tabela até o final do corrente mês, os seguintes meses de julho, agosto e setembro servirão de base para o cálculo do real impacto financeiro causado.

“Os bons resultados alcançados nesta reunião salientam a importância do diálogo permanente e da necessária participação dos prestadores de serviço na implantação de qualquer mudança”, destacou o diretor executivo da Fehosul, Dr. Flávio Borges.