Fehosul e Federação das Santas Casas promovem encontro com o senador Heinze

“Saúde & Política” reuniu lideranças da saúde gaúcha em Porto Alegre

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do RS (Fehosul) e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS (Federação das Santas Casas), promoveram nesta segunda-feira (27), o evento “Saúde & Política”, com senador Luis Carlos Heinze (PP), pré-candidato ao governo do RS nas próximas eleições. O encontro com lideranças da saúde gaúcha ocorreu na sede da Fehosul, em Porto Alegre (RS), e contou ainda com as presenças dos deputados Pedro Westphalen (Federal/PP) e Ernani Polo (Estadual/PP).

O presidente da Fehosul, Cláudio Allgayer, salientou que o setor está comprometido em buscar soluções e que a entidade está de portas abertas para dialogar com as lideranças políticas. Para o presidente da Federação das Santas Casas, Luciney Bohrer, a presença do senador Heinze engrandece os debates para a melhoria da saúde gaúcha. Bohrer reforçou que o momento atual é um dos mais desafiadores, por isso a necessidade de atividades como esta.

Heinze agradeceu o convite e destacou que a saúde é uma de suas principais preocupações, principalmente em relação à crise no IPE Saúde. “Estou aqui para ouvir, muito mais do que falar. Meu propósito é dividir com os setores econômicos a construção de ideias e o desenvolvimento das soluções. É essencial estabelecermos um canal direto para que possamos pensar em um modelo sustentável que mantenha os milhares de empregos gerados por vocês, assim como a assistência de qualidade que vocês prestam”, disse.

Além de IPE Saúde, foram discutidas questões relacionadas ao SUS; situação das contas do governo e previsões para os próximos anos; recentes mudanças no ICMS; investimento de 12% da receita na saúde; a inflação geral x inflação do setor da saúde; impactos do piso de enfermagem; saúde mental e setor de laboratórios, entre outras.