FEHOSUL e entidades da saúde apresentam a Frente Pró Saúde para a Secretária de Saúde do RS

Na terça-feira (14), o presidente em exercício da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), Odacir Rossato, juntamente com representantes da direção de outras entidades de saúde, se reuniu com a Secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann.

Durante a reunião, foram discutidos futuros projetos conjuntos em três áreas: educação continuada, capacitação para acreditação hospitalar e discussão sobre as regulações e referências regionais. Grupos técnicos serão constituídos nos próximos dias e irão iniciar a trabalhar nas pautas de interesse das categorias.

Conforme Rossato, “a Frente Pró Saúde foi anunciada ao público na primeira quinzena de janeiro deste ano, mas a ideia surgiu em 2022, durante evento com os candidatos ao Governo do Estado nas eleições. O encontro com a secretária Arita foi muito importante para podermos apresentar os nossos objetivos e a nossa disposição em contribuir para a melhoria da saúde gaúcha, estreitando relações e nos colocando à disposição para trabalharmos juntos em pautas comuns. ”

A Frente Pró Saúde tem o objetivo de debater com entes públicos as pautas de convergência das instituições, para ajudar na construção de políticas públicas de saúde, melhorando, assim, a assistência à saúde da população.

Além da FEHOSUL, integram o grupo a Associação Médica do RS (Amrigs), o Conselho Regional de Medicina do Estado do RS (Cremers), a Federação RS – Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos (FederaçãoRS) e o Sindicato Médico do RS (Simers).