Encontro na Fehosul analisa cenário e perspectivas do mercado de saúde

 

Os reflexos da crise econômica para os prestadores de serviços de saúde foram debatidos por dirigentes e lideranças do setor em encontro realizado em reunião almoço na sede da Fehosul, no dia 30 de outubro.

 

 

Na atividade, a inflação, o aumento do dólar e o desemprego setorial apareceram como os principais desafios macroeconômicos que irão ter reflexos nos negócios da saúde. “O desemprego gerou a diminuição do número de beneficiários de planos de saúde empresariais. Em apenas sete meses, meio milhão de pessoas deixaram de ser cobertas. O aumento do desemprego e da diminuição dos benefícios oferecidos pelas empresas aos seus funcionários deve nos preocupar, não apenas as operadoras”, disse Cláudio Allgayer, presidente da Fehosul.

 

 

Outro fator importante é a alta do dólar, já que muitos insumos são importados. “Cada compra, como uma nova tecnologia, por exemplo, deve ser estudada de forma aprofundada. A alta do dólar nos obriga a buscar o mercado nacional, fugindo dos impostos de importação e da subida da moeda norte-americana”, completou Allgayer.

 

 

Sobre as despesas, Allgayer destacou que “a inflação no mercado da saúde, é quase três vezes o IPCA. O dólar a quatro reais impacta em quase 30% os custos hospitalares. Assim, a falta de leitos no mercado brasileiro, parece ser, uma oportunidade para crescermos, mas também um desafio intransponível, pelos entraves que envolvem toda a crise atual. Os planos de investimentos e a expansão de serviços serão postergados até a melhora econômica, na maioria dos casos”, destacou Allgayer.

 

 

Ao final do encontro, os dirigentes trocaram ideias e apresentaram as realidades enfrentadas em cada região. Sugestões para ajudar a enfrentar a crise – que na visão de todos os presentes será persistente -, foram externadas. Estratégias serão formuladas para uma representatividade maior no âmbito político por parte da Fehosul e seus Sindicatos Filiados. As ações serão divulgadas nos próximos informativos e canais de comunicação das entidades.

 

 

Participaram das discussões Adalberto Broecker Neto (Oncologia Centenário, de São Leopoldo), Alceu Alves da Silva (Sistema de Saúde Mãe de Deus), Ângela Perin (Hospital Astrogildo de Azevedo, de Santa Maria), Ana Maria Zimermmann (Sindicato Região Centro), André Kuhn (Sindicato Região Planalto), Cláudio José Allgayer (Fehosul e Sindicato da Grande Porto Alegre e Litoral), Cleciane Simsen (Sindicato Região Nordeste), Fernando Pedroso (Hospital Santa Lucia, de Cruz Alta), Fernando Torelly (Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre), Hilton Mancio (Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves), Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre), Robson Morales (Hospital Divina Providência, de Porto Alegre), Tanira Andreatta Torelly (Hospital de Clínicas de Porto Alegre), Fábio Etges (Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre).