Armando Piletti é sepultado em Bento Gonçalves

 

Armando Piletti

O administrador Armando Piletti faleceu na tarde de sábado, dia 18 de abril, em Bento Gonçalves, aos 68 anos. Com destacada atuação no mercado de saúde da região, foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do Hospital Tacchini, expressão de referência na saúde regional e do plano de saúde Tacchimed, uma iniciativa pioneira e vitoriosa.

A Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) emitiu uma nota, lamentando a morte do administrador hospitalar. “Armando Piletti exerceu suas funções por mais de 45 anos no Hospital Tacchini, tendo sido um dos principais incentivadores e fundador da FEHOSUL, a qual dedicou sua melhor atenção e dedicada atuação por mais de 25 anos, como Diretor Tesoureiro” afirmou o presidente da entidade patronal, médico Cláudio Allgayer.

A amizade entre Allgayer e Piletti teve início em meados dos anos 1970, quando o presidente da FEHOSUL atuava no curso de pós-graduação em administração hospitalar, atividade realizada pela Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul em convênio com a Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas. “Naquela oportunidade eu era professor e coordenador desse curso. Tivemos o Piletti como aluno e ele foi extraordinário, trazendo uma série de contribuições típicas de um hospital do interior. O Hospital Tacchini estava iniciando sua marcha para transformar-se num dos grandes hospitais do Rio Grande do Sul”, sublinhou Allgayer.

Ao tomar conhecimento do infausto acontecimento, o deputado estadual e Secretário dos Transportes do governo gaúcho, médico Pedro Westphalen, também fundador da FEHOSUL e amigo de Piletti enviou mensagem “entristecido lamento a perda de um grande amigo; o mundo perde um verdadeiro cidadão”, afirmou Westphalen. Também manifestaram-se, neste final de semana, enviando condolências à Fehosul, ao Tacchini e a família diversos companheiros e colegas como o atual Diretor da ANS e ex-presidente da CNS, José Carlos Abrahão, o atual presidente em exercício da CNS, Tercio Kasten, o presidente do SINDILAC Luiz César Leal e o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Sul, médico Fernando Gomes.

Allgayer, em nome da Fehosul e da CNS, prestou a última homenagem ao amigo durante o velório, ocorrido no dia 19 de abril, em Bento Gonçalves, onde mais de 500 pessoas estiveram presentes. “É uma perda pessoal minha, para o setor hospitalar do Rio Grande do Sul, e também para a cidade de Bento Gonçalves. O Piletti estará sempre presente em nossas mentes e em nossos corações”.

O diretor Administrativo-Financeiro do Ipergs, médico Eduardo Dias Lopes, também expôs suas palavras. “Perda lamentável. Quando isto acontece e um amigo parte, não sei como será para ele, mas para nós é sempre desagradável e sofrido. Que Deus ilumine seus passos em sua nova jornada.”

Piletti foi fundador do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Nordeste e seu presidente por várias gestões até cerca de seis meses, quando por motivo de doença, licenciou-se de suas funções. Também era membro do Conselho Fiscal da Confederação Nacional de Saúde (CNS), entidade maior de representação do setor, com sede em Brasília. Em 2002, eleito por seus pares de todo o Estado, Piletti recebeu o prêmio de Administrador Hospitalar do Ano, distinção outorgada pelas entidades de representação hospitalar do Rio Grande do Sul.

Repercussão no Facebook do Setor Saúde

Diversas pessoas se manifestaram na página do Portal Setor Saúde, mantido pela FEHOSUL, que noticiou o acontecimento, ainda no próprio dia do falecimento. Foram 585 curtidas, 12 compartilhamentos e mais de 20 comentários ressaltando o papel transformador de Piletti, além de depoimentos de apoio à família. Veja na página do facebook.