Se não conseguir visualizar esse e-mail, clique aqui

Após protocolado pela FEHOSUL junto à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/PA), solicitação referente ao Edital de Chamada Pública nº 02/2014 NEFROLOGIA, a entidade representativa dos prestadores de saúde do Estado, foi informada oficialmente no dia 6 de agosto, da suspensão do edital para contratação de clínicas de hemodiálise, conforme ato do Secretário Fernando Ritter, da pasta municipal de saúde da capital.

Conforme divulgado anteriormente, (veja aqui) a recepção por parte do secretário às demandas das clínicas de nefrologia de Porto Alegre, tem sido fator preponderante na expectativa de solução dos impasses.

Dentre as questões a serem debatidas nos próximos dias com o Grupo de Trabalho (ver item f) formado por técnicos da Fehosul/Sindihospa, clinicas de nefrologia da Capital, SMS/PA e a Sociedade Gaúcha de Nefrologia estão:

a) ALVARÁ DOS ESTABELECIMENTOS

A totalidade das clínicas de TRS, que hoje prestam serviços ao município, tem dificuldade quanto ao Alvará, tanto da SMIC quanto da Vigilância Sanitária. Neste sentido as entidades sugeriram o estudo de alternativas como as dispostas na Resolução 2 SMS, de 18/11/2005 (DO PortoAlegre de 23/11/2005), que autoriza a emissão de Alvará Provisório de Saúde, para fins do certame licitatório;

b) QUANTIDADES ESTIMADAS DE SERVIÇOS

No item 3.2 do Edital constava, entre as quantidades estimadas de serviços a serem contratados, no subgrupo 05-1, o procedimento 03.05.01.011- 5 que refere-se exclusivamente a pacientes HIV+. Em 15 de maio de 2015 foi publicada, pelo Ministério da Saúde, a portaria nº 584, incluindo no procedimento citado pacientes com sorologia positiva para hepatites B e C. Tendo as quantidades de serviço a serem contratados sido estimadas considerando apenas a prevalência de pacientes com sorologia positiva para HIV as entidades solicitaram a correção dos quantitativos para ofertar os serviços necessários para os portadores de sorologia positiva para hepatite B e hepatite C;

c) DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO

No item 6 “d” é solicitada prova de regularidade relativa a Seguridade Social (CND-INSS) mas, segundo a Portaria Conjunta RFB/PGFN nº 1751 de 2 de outubro de 2014, Art nº 1 § 1, a prova de regularidade das contribuições sociais previstas nas alíneas "a", "b" e "c" do parágrafo único do art. 11 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991 passou a ser fornecida pela Fazenda Nacional, em certidão conjunta emitida pela Secretaria da Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Este documento já é exigido no item 6, letra "e". Assim, é imperioso a exclusão do item “d”, por já estar satisfeita a exigência na letra subsequente “e”, renumerando-se os itens;

d) SALA DE REUSO

No item 2.1.b do anexo VIII, referido na letra "o" do item 6, é perguntado sobre a existência de sala de reuso para pacientes portadores de sorologia positiva para hepatite C. A RDC/ANVISA 11 de 13/03/2014 em seu art. 27 veda o reuso de dialisadores em paciente com sorologia para hepatite C, o que vem sendo atendida pelas clínicas desde então. A exclusão deste item (sala de reuso de capilares exclusiva para pacientes HCV +) no novo Edital é medida que se impõe;

e) ÍNDICES ECONÔMICO-FINANCEIROS

No Of. Pres. nº 2781/15 a FEHOSUL demonstrou que os índices econômico-financeiros solicitados entre os quais os de “liquidez” e de “solvência” são inadequados a instituições de saúde que trabalham para o SUS, recebendo valores remuneratórios extremamente defasados, e sem aceno de índices de valorização econômicos que já são praticados com hospitais que prestam os mesmos serviços das clínicas;

f) GRUPO DE TRABALHO

Existem outros pontos merecedores de maiores esclarecimentos e/ou de eventual supressão no novo Edital, razão pela qual a FEHOSUL voltou a sugerir a constituição de um Grupo de Trabalho, entre as partes, integrado por técnicos da secretaria e das entidades de representação do setor, para em conjunto reavaliar o edital, promovendo a devida readequação do mesmo, para melhor atender as expectativas das partes.

Em 2015, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde (Fehosul) e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc comemoram a primeira década de uma parceria de sucesso. Em atividade realizado no dia 4 de agosto, as entidades assinaram o termo de acordo para o desenvolvimento da 10ª edição do Concurso Rainha da Saúde e dos Jogos da Saúde, que ocorrerão entre os dias 2 e 4 de outubro, em Porto Alegre.

A assinatura do termo de parceria aconteceu na sede do Sistema Fecomércio-RS, e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, do presidente da Fehosul, Cláudio Allgayer, do diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, e do gerente de Esporte e Lazer do Sesc/RS, Marcelo Afonso. O projeto é voltado ao bem-estar dos trabalhadores de hospitais, clínicas, laboratórios e serviços de saúde de todo o Estado. Além da integração entre as instituições, o objetivo é promover a qualidade de vida dos profissionais da saúde por meio de ações de lazer, integração e esporte.

As atividades acontecerão nas dependências do Sesc Campestre (Av. Protásio Alves, 6220), em Porto Alegre. As inscrições para ambos os eventos podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/rainhaejogosdasaude. As candidatas a Rainha devem preencher a ficha de inscrição e enviar duas fotos para a Fehosul (rua Cel. Corte Real, 133, bairro Petrópolis, Porto Alegre. CEP 90630-080).

Como é tradição, o Concurso Rainha da Saúde terá como premiação uma joia e pacote de hospedagem no Hotel Sesc Torres, no litoral gaúcho. Já os jogos têm como premiação medalha e troféu, e contam com as modalidades de futsal (masculino e feminino), futebol sete masculino, vôlei feminino, vôlei de duplas (masculino e feminino), bocha trio e atletismo.

O presidente da Fehosul, Cláudio Allgayer, lembra que a parceria é fruto de uma aposta feita há 10 anos. "Promover a integração e a qualidade de vida dos nossos colaboradores, incentivando a prática de esportes e valorizar a beleza da mulher gaúcha, sua garra e forte presença em nosso setor, que em sua grande maioria, é formado pelo sexo feminino, são as razões mais do que especiais para a realização destes eventos" afirmou Allgayer na solenidade de lançamento da promoção 2015. Segundo o presidente da Fehosul "as candidatas a Rainha são escolhidas não apenas pela beleza, mas levando em conta a desenvoltura, o profissionalismo, a determinação e o respeito ao cuidado do ser humano. Nada mais apropriado do que juntar o trabalho desempenhado pelo Sesc, no âmbito da atenção ao esporte e à comunidade, integrando-o ao compromisso da Fehosul com a saúde de todos, a começar pela de nossos trabalhadores, seus familiares e colegas", destacou Allgayer.

Na edição de 2014, os destaques foram a eleição de Alana Garcia como Rainha da Saúde (ver aqui) e a Clínica Prontomed, que sagrou-se tricampeã geral dos Jogos (ver aqui).

As inscrições são gratuitas. Haverá atividades e ações para toda a família, como recreação para crianças, e espaço para jovens e adultos, como churrasqueiras. No ano de 2014, o tradicionalista Renato Borghetti foi um dos animadores na festa de abertura.

Dois hospitais e uma cooperativa de saúde do Espírito Santo foram condenados a pagar, solidariamente, R$ 60 mil como reparação pelos danos morais sofridos por uma menor que teve atendimento negado após complicações de apendicite em quadro agudo. A decisão é da 6ª Vara Cível de Vila Velha.

De acordo com os autos, a ação foi intentada pela mãe da paciente, que teve sérias complicações em seu quadro de saúde, sendo obrigada a procurar atendimento hospitalar em caráter de emergência. Mesmo possuindo plano de saúde, ela precisou percorrer vários hospitais, só conseguindo atendimento em uma unidade de saúde da rede pública, após intervenção de um médico conhecido da família.

A falta de profissionais credenciados para realizar o atendimento do qual a menor precisava, além da falta de vagas, foram os principais argumentos usados pelos hospitais por onde a paciente passou. A juíza que cuidou do caso entendeu que “o tempo de espera para um diagnóstico seguro, bem como o tempo de espera para localização de um médico, impôs um risco à requerente, pois o quadro tratava-se de emergência médica”, observou.Alegre.

O fundador e presidente da Planisa, referência em consultoria especializada para o segmento da saúde, administrador Afonso José de Matos, foi recebido pelo presidente da Fehosul, médico Cláudio Allgayer, na sede da entidade. Ambos discutiram a importância da gestão de custos nas instituições de saúde, principalmente em tempos de grave instabilidade econômica e repercussões indesejadas no mercado da saúde.

Segundo Cláudio Allgayer, “o momento econômico atual requer uma análise cuidadosa por parte dos gestores, visando o redimensionamento de sua estrutura e dos serviços ofertados. A Planisa possui expertise em trabalhar com soluções para uma gestão de custos fortalecida. É importante para nós aprimorar o conhecimento e discutir parcerias para equilibrar a atuação neste novo cenário”.

Afonso José de Matos destacou as áreas de atuação da Planisa, como gestão estratégica de custos e melhoria de resultados, projeto de reformulação do modelo de remuneração, sustentabilidade financeira, planejamento estratégico e gestão orçamentária. Foi apresentado ainda o Sistema Hecos (Health Cost Manager), uma ferramenta 100% web, destinada a hospitais de pequeno e médio porte, com foco na capacitação, gestão de custos e benchmarking.

A Fehosul voltará a discutir as sugestões e soluções apresentadas pelo presidente da Planisa. Para a construção de projetos em parceria que beneficiem, em especial, os prestadores de saúde representados pela Federação e seus sindicatos, serão agendadas novas atividades nos próximos dias.

A nova atividade da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), será realizada em duas datas de agosto, em parceria com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Nordeste e com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Centro. A edição do seminário Desenvolvimento de Lideranças para a Área da Saúde, ocorre dia 13 de agosto, em Caxias do Sul, no hospital Virvi Ramos. Já no dia 21, será a vez do evento ser realizado em Santa Maria, no auditório do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo.

O encontro é voltado a profissionais, gestores e dirigentes que estejam à frente de equipes, que precisam acompanhar, coordenar, avaliar e apresentar resultados. O objetivo do encontro é ajudar ao participantes a refletir, identificar e desenvolver o seu estilo de liderança, utilizando habilidades e comportamentos adequados na rotina da equipe.

Para abordar o tema, a Fehosul convidou a psicóloga Sônia Maria Louzado, especialista em Dinâmica de Grupos e Equipes da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG). A facilitadora também tem especialização em psicoterapia clínica, em Gestão de Pessoas, além de mestrado em Gerontologia pela PUC.

ITENS A SEREM DESENVOLVIDOS:

- Autoconhecimento

- Estilos de Liderança

- Administração de Conflitos na área da saúde

- Liderando por resultados

- Gestão de pessoas e emoções

- Acompanhamento de equipes e Feedback

- A Comunicação eficaz utilizada como ferramenta assertiva

- Auto Avaliação

- Plano de Ação para melhoria do desenvolvimento da liderança

A inscrição é gratuita (até duas vagas) para profissionais de instituições em dia com as contribuições da Fehosul. Alunos do IAHCS/Fasaúde podem participar gratuitamente. Para os demais interessados, o custo é de R$ 350,00.

Para se inscrever na atividade de Caxias do Sul clique aqui.

Para se inscrever na atividade de Santa Maria, clique aqui.

A próxima edição do Fórum RH, promovido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), abordará o eSocial. O encontro entre gestores de recursos humanos das instituições de saúde ocorre no IAHCS/Fasaúde, em Porto Alegre, dia 18 de agosto.

Especialmente para esta atividade, empresas que não participam regularmente dos encontros do Fórum RH Fehosul, poderão participar, desde que estejam em dia com as contribuições devidas ao sistema sindical patronal da saúde?

O eSocial é um projeto do governo federal para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Também conhecido como EFD-Social ou Sped Folha, envolve desde o empregado doméstico até as grandes empresas.

Para a palestra que aborda um tema amplo e complexo dentro da saúde, a Fehosul convidou Mauro Negruni, Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT. Ele é professor, consultor, palestrante e blogueiro, considerado um dos maiores especialistas no assunto no Brasil. A inscrição é gratuita (até duas vagas) para profissionais de instituições em dia com as contribuições da Fehosul, e alunos IAHCS/Fasaúde com mensalidades em dia.

Programação

13h30min – Credenciamento

14h – Palestra

15h30min - Perguntas e Debates

16h – Encerramento

Para inscrever-se acesse: www.fehosul.org.br

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul), em conjunto com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Nordeste, promove, no dia 28 de agosto, mais um evento focado na qualificação dos profissionais de saúde do Estado. A psicóloga Sônia Maria Louzado, especialista em psicoterapia e em dinâmica de grupos e equipes, será a facilitadora do seminário Excelência no Atendimento: Hospitais, Clínicas e Laboratórios.

A atividade ocorre no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, e é voltada aos profissionais que trabalham diretamente com o público, recepção, telefonia, portaria, secretaria de instituições de saúde.

O objetivo é conscientizar, refletir e instrumentalizar profissionais que desempenham atendimento em ambientes na área da saúde, da importância comportamental e gestão das atividades.

ITENS A SEREM DESENVOLVIDOS:

- Reconhecimento e consciência do trabalho na área da saúde

- Padrões de atendimento essenciais na área da saúde

- Assertividade X Agressividade no atendimento = Resolução de problemas

- A excelência do atendimento sustentando a conscientização do Valor do Cliente para a Organização

- Como avaliar o padrão de sustentação no atendimento aos Clientes

- O Mapa do Atendimento (avaliar estabelecendo o plano de ações para atingimento de excelência)

A inscrição é gratuita (até duas vagas) para profissionais de instituições em dia com as contribuições da Fehosul. Alunos do IAHCS/Fasaúde podem participar gratuitamente. Para os demais interessados, o custo é de R$ 350,00.

Para se inscrever-se clique aqui.

DESTAQUES PORTAL SETOR SAÚDE