Vieira da Cunha apresenta discurso alinhado às demandas das lideranças da saúde

O terceiro dia da atividade que reúne lideranças do setor saúde e os principais candidatos ao Governo do Estado recebeu, no dia 11 de agosto, Vieira da Cunha. O Encontros da Saúde/Tratando de Saúde, promovido pela FEHOSUL em parceria com o Sindihospa, teve amplo diálogo, com apresentação de propostas presentes no Plano de Governo do candidato do PDT.

O candidato considerou o encontro como “uma das manhãs mais produtivas dessa caminhada”, destacando as diversas ideias que foram propostas e, algumas, prontamente incluídas no projeto de gestão para os próximos quatro anos. Ao abordar os quatro eixos fundamentais (acesso, gestão, qualidade, financiamento), Vieira da Cunha elogiou o trabalho das entidades.

“Quem entende e vive o setor, coloca com muita clareza e objetividade o que é preciso. O Estado tem que fazer sua parte, a crítica de que a Secretaria de Saúde do Estado é ausente, apenas uma gestora do SUS, serve de lição. A população quer ser atendida. Onde vai ser, é um ponto secundário. Ela quer atendimento com resolutividade, agilidade e qualidade e é o papel do Estado, por excelência, fazer a articulação do sistema”.

A proposta de programas de desoneração tributária (ICMS e ISS) para a aquisição de equipamentos para a renovação tecnológica dos parques assistenciais, com contrapartida social, foi elogiada e imediatamente adotada por Vieira da Cunha. “A desoneração tributaria seletiva é um caminho inteligente e viável para qualificarmos o atendimento. Estou colocando, nesse momento, esse item no meu plano de governo. São questões práticas como essa que fazem a gente avançar”, destacou.

Embora admita evolução na busca por soluções para a saúde, o candidato ressalta que o financiamento, por si só, não é a solução. “Para cumprir a sua parte, o Governo requer os recursos mínimos indispensáveis, e a Legislação diz quais são (12%). Mesmo com despesas controversas, é inegável que houve avanços, embora poucos. Um deles é o aumento de recursos, mas não adianta se não tiver eficiência, critério e justiça na distribuição”, ponderou.

Ao tomar conhecimento de dados apresentados pelo presidente da FEHOSUL, médico Cláudio Allgayer, Vieira também apontou a falta de atenção às estruturas que não são devidamente aproveitadas. A sub-utilização de leitos, que requer medidas urgentes de revitalização dos mesmos, segundo Vieira da Cunha, poderiam diminuir gargalos. “Teríamos, independente da construção de novos estabelecimentos, uma potencialidade de cinco mil novos leitos, desde que houvesse política de recuperação de hospitais que estão subutilizados ou com áreas ociosas. Significaria um investimento muito menor do que aquele necessário para construir novos hospitais. Me parece que há um equivoco estratégico de uma administração que não busca, como deveria, a otimização de recursos disponíveis”, criticou.

A situação do IPE-Saúde, na avaliação do candidato, segue o caminho de outros setores mal administrados. “O governo tem utilizado saques bilionários do Caixa Único para fazer frente aos compromissos. Os depósitos judiciais têm sido outra fonte, mas são recursos finitos e largamente utilizados. Temos que nos libertar desses malabarismos, enfrentar a realidade como ela é e não utilizar essa série de artifícios. Se começarmos a criar fórmulas mirabolantes ou mágicas para enfrentar o dia a dia, mais cedo ou mais tarde a realidade vem à tona. É por esse motivo que nos deparamos com o fechamento de hospitais, porque durante muito tempo as administrações não enfrentaram os problemas da forma correta. É assim no setor público como um todo, também”.

Contudo, o postulante a governador lembrou que o Instituto de Previdência é uma ferramenta importante, porém sem a devida administração. “Precisamos ter uma gestão profissionalizada. Quando houve, o sistema equilibrou, e quando não tivemos essa gestão bem-sucedida, a crise se instaurou”.

A revisão do co-financiamento também foi apontado como um ponto essencial para o candidato “para ter universalidade na distribuição”. Presente em todo o discurso de Vieira da Cunha, a administração é, segundo ele, a principal chave para encontrar soluções na saúde e em todos os outros setores. “Em um Estado em profunda crise como o nosso, os recursos disponíveis são escassos e precisam ser muito bem utilizados. Para que isso aconteça, temos que ter austeridade e eficiência na gestão”, concluiu.

O Encontros da Saúde/Tratando de Saúde reúne, no Sindihospa, os principais candidatos ao governo com lideranças do setor. Depois de Ana Amélia Lemos (ver aqui), José Ivo Sartori (ver aqui) e Vieira da Cunha, a série encerra com o atual governador, Tarso genro, no dia 12 de agosto.

Allgayer apresenta dados do setor
Allgayer apresenta dados do setor
Público presente ao evento
Público presente ao evento
Espaço para perguntas
Espaço para perguntas
Foto participantes
Foto participantes
Perguntas ao candidato
Perguntas ao candidato
Mauro Stormovski
Mauro Stormovski
Livro da Anahp é entregue a todos os candidatos
Livro da Anahp é entregue a todos os candidatos
Vieira da Cunha
Vieira da Cunha
Portal Setor Saúde entrevistou candidato
Portal Setor Saúde entrevistou candidato
Vieira da Cunha, do PDT
Vieira da Cunha, do PDT