Sistema FEHOSUL realiza Assembleia e define ações para 2019

Os presidentes dos sindicatos filiados e os diretores do Sistema FEHOSUL se reuniram na sede da entidade em Porto Alegre, para apreciar e deliberar sobre assuntos relevantes para a categoria dos estabelecimentos de saúde. O encontro ocorreu no dia 15 e tratou sobre o IPE-Saúde, SUS, Saúde Suplementar, CMED 02, negociações coletivas, assim como assuntos da gestão da FEHOSUL em 2018 e ações para 2019. O deputado federal Pedro Westphalen participou da atividade.

IPE-Saúde

Os últimos acontecimentos referentes à gestão do IPE-Saúde foram tema de grande parte da Assembleia Geral Extraordinária da FEHOSUL. Segundo Cleciane Doncatto Simsen, presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Nordeste, os estabelecimentos de saúde de Caxias do Sul e região estão descontentes com a forma de relacionamento adotada pela autarquia estadual. “O IPE-Saúde glosa o que eles querem. Não é possível abrirem recurso [recurso eletrônico de glosas] dois anos depois de prestado o serviço. ”

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Serrana, através de seu presidente, Fernando Scarpellini Pedroso, foi na mesma linha, acrescentando pontos que definem o cenário atual. “Na média geral, todos os hospitais perderam com os últimos acontecimentos. Lutamos diariamente contra perdas sucessivas e queda do número de beneficiários. Os atraso de pagamentos iniciaram no mês de junho de 2018. Sem reajuste há mais de 7 anos, nossos estabelecimentos estão no limite, não possuem recursos disponíveis para manobrar esta situação”, relatou.

Figura2

Sobre financiamento, Rafael Silveira, que preside o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Centro, defendeu a retomada de uma negociação com instituições financeiras para ajudar no fluxo de caixa dos estabelecimentos que atendem pelo IPE-Saúde. “ O governo tem que entender a saúde como um todo, não apenas olhar o  SUS. É importante retornar as negociações de uma linha de crédito para o setor.”

O presidente da FEHOSUL e Sindicato da Grande Porto Alegre e Litoral, Cláudio Allgayer, lembrou que uma negociação foi iniciada no ano passado, mas as garantias apresentadas pelo IPE-Saúde não foram aceitas pela instituição financeira. “De qualquer forma, esta é uma alternativa que iremos buscar no mercado”, completou Allgayer.

Cláudio Allgayer

 

Ficou acordado que a FEHOSUL e seus sindicatos irão agrupar um rol de demandas para as situações que integram a esfera do IPE-Saúde, como uma linha de crédito para hospitais privados, a adoção dos novos usos de medicamentos na área oncológica, regras mais claras para a auditoria e glosas, reajustes, dentre outros temas que serão foco  das próximas ações. “Vamos definir nossas demandas mais urgentes, e nos próximos dias, começar um movimento intenso de pressão para reverter o sucateamento do IPE-Saúde”, anunciou Allgayer.

O deputado federal Pedro Westphalen se colocou à disposição do segmento, tanto em questões relativas ao IPE-Saúde, assim como CMED 02, SUS e a Saúde Suplementar, através de sua atuação em Brasília. “Sobre o IPE-Saúde, é uma lástima esta situação, o nível de abandono deste plano com mais de 1 milhão de beneficiários. Vou procurar o governo estadual e cobrar uma atenção especial para os problemas que impactam não apenas os estabelecimentos, mas estes beneficiários, formado pelos servidores públicos e seus dependentes”, defendeu Westphalen.

Nova estrutura

Os presidentes dos sindicatos também realizaram votação para a nova estrutura diretiva da entidade, além de mudanças estatutárias. Allgayer apresentou ajustes pontuais, com a participação da assessoria jurídica da entidade, representada pelo advogado José Pedro Pedrassani.

“Estas mudanças buscam modernizar e dar maior agilidade para a nossa atuação, assim como garantir segurança jurídica para os segmentos que representamos”, explicou o presidente da entidade patronal.

Encontro ocorreu em Porto Alegre no dia 15

 

Aprovação de contas e apresentação dos resultados

Na parte final do encontro, foi apresentado o Relatório de Atividades 2018 e aprovada a prestação de contas da FEHOSUL, assim como a previsão orçamentária (estimada) para o corrente ano. Allgayer destacou que, em 2018, mudanças importantes foram implementadas, principalmente em relação às despesas.

“A publicação da Lei no 13.467/2017, juntamente com a denominada Lei da Terceirização, representa um indesmentível avanço para a modernização das relações de trabalho no Brasil. Por outro lado, a eliminação da obrigatoriedade da Contribuição Sindical, afetou todo o sistema sindical brasileiro. Fomos obrigados, também o setor patronal, a reagir e a repensar nossa atuação como entidade representativa. Visando harmonizar receitas e despesas, a nossa estrutura, tanto física como a de colaboradores, foi realinhada a partir desta nova realidade imposta pelas mudanças introduzidas no cenário do nosso mercado”, destacou Allgayer.

“É preciso destacar que o esforço que iniciamos em 2018 deverá seguir nos próximos anos, alicerçado na cultura de ´fazer mais com menos´ e com foco prioritário em serviços de maior relevância, que entreguem resultados efetivos para os nossos filiados”, completou.