Segurança do Paciente é tema do Seminários de Gestão

 

Interna_Seg_Pac_Fehosul

 

A Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), apresenta a segunda edição do Seminários de Gestão em 2018, com o tema Segurança do Paciente e Riscos Assistenciais. O evento acontece no dia 04 de maio, no Hotel Continental, em Porto Alegre.

Vânia Rohsig, Eduardo Paglioli, Ricardo Kuchenbecker, Cassiana Prates e Antonio Quinto Neto comandam os conteúdos. Fernando Torelly fará uma participação especial por vídeo direto da Holanda, durante o The International Forum on Quality and Safety in Healthcare. 

Destaques

Nesta edição, entre os destaques está o médico neurocirurgião Eduardo Paglioli, que abordará a sua experiência como paciente, instigando o público a refletir sobre como é ”estar do outro lado”. Diretamente de Amsterdam (Holanda), o idealizador do Seminários de Gestão e atual Diretor Executivo do Hospital Sírio-Libanês, Fernando Torelly, fará uma participação especial em vídeo, trazendo as últimas tendências que ele assistiu no The International Forum on Quality and Safety in Healthcare, evento promovido em parceria com as conceituadas BMJ e IHI, entre os dias 2 e 4 de maio.

O presidente da FEHOSUL e da Organização Nacional de Acreditação (ONA), médico Cláudio Allgayer ressalta que “a segurança do paciente deve fazer parte da busca incessante por melhores resultados assistenciais pois além da satisfação do paciente, reflete cada vez em maior grau, na melhor relação com as fontes pagadoras. Não podemos pensar em saúde de qualidade sem integrar nossas organizações aos conceitos de segurança e de qualidade para a criação de valor. Estratégias de controle do risco assistencial e o pagamento a partir da entrega de resultados efetivos, são elementos que a realidade da cadeia da saúde já adota. Por isso aqueles que relegam ao segundo plano este cenário tendem a enfrentar obstáculos maiores para sobreviver”, afirma Allgayer.

Henri Siegert Chazan, presidente do SINDIHOSPA, destaca que “a segurança do paciente, somada à efetividade do tratamento, é o objetivo de quem atua com a missão de cuidar de vidas. Controle de infecções, administração de medicamentos e higienização são tão importantes quanto a escolha do tratamento para o êxito integral da internação. Já houve muitos avanços na área, mas sempre podemos melhorar. Debater essas questões e atualizá-las é o nosso desafio em mais esse evento”.

Programação completa

 12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

 13:00 [ ABERTURA ]

Cláudio José Allgayer | Presidente da FEHOSUL e da ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde/CNS

 13:10 [ IMPLANTAÇÃO E RESULTADOS DO PROJETO PACIENTE SEGURO sob coordenação do Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde  ]

Enfermeira Vânia Rohsig (Superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento/RS)  

 14:10 [ EU MÉDICO E MINHA EXPERIÊNCIA COMO PACIENTE ] 

Dr. Eduardo Paglioli (Neurocirurgião do Hospital São Lucas da PUCRS)

 15:00 [ INTERVALO ]

 15:20 [ CASE 1 ]

 Dr. Ricardo Kuchenbecker (Gerente de Risco do Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

 15:50 [ CASE 2 ]

 Enfermeira Cassiana Gil Prates (Coordenadora de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos do Hospital Ernesto Dornelles/RS)

 16:20 [ CASE 3 ]

Representante do Hospital São Lucas da PUCRS (nome a confirmar)

 16:50 [ DEBATES ] Palestrantes debatem com o público.

Participação especial com depoimento em vídeo de Fernando Torelly (Diretor Executivo Hospital Sírio-Libanês), apresentando as últimas tendências direto do evento The International Forum on Quality and Safety in Healthcare (Holanda)

Coordenação de Antonio Quinto Neto (Diretor do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre)

17:30 [ ENCERRAMENTO ]

Henri Chazan | Presidente do Sindihospa 

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através deste linkAté o dia 25/04 as inscrições têm 7% de desconto. 

Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail diretamente para o administrativo@fehosul.org.br