Santa Maria recebe a primeira edição do “Roteiros da Saúde” de 2015

A cidade de Santa Maria recebeu no dia 4, quarta-feira, a primeira edição do evento itinerante “Roteiros da Saúde”, em seu segundo ano de existência. Flavio Luz, advogado que passou a fazer parte da assessoria jurídica da FEHOSUL, foi a novidade do programa desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Centro, presidida pela médica hemoterapeuta Ana Zimmerman.

Os dirigentes presentes, conheceram mais detalhes da atuação da FEHOSUL e expuseram suas dúvidas em relação a convenções coletivas, questões trabalhistas e relacionamento com operadoras de planos de saúde e Ipergs, dentre outros assuntos.

 

Cláudio Allgayer ressaltou os avanços conquistados no ano de 2014, e que se intensificarão no presente ano. “Conquistamos um importante canal de interlocução com a Secretaria da Saúde e principalmente, no relacionamento com o Ipergs”. Ainda segundo o presidente da FEHOSUL, “o ano será realmente desafiador, pois o orçamento da Secretaria Estadual da Saúde apresenta um deficit considerável e a economia do país e do Estado, como um todo, está bastante fragilizada”. O papel da FEHOSUL, como reforçou Allgayer, “é o de assumir, juntamente com o seus sindicatos filiados, o protagonismo efetivo nas discussões estratégicas para a construção da sustentabilidade do setor, expondo a realidade enfrentada pelos prestadores e colocando na mesa de negociações o correto assessoramento, realístico e seguro, sendo claro e essencialmente transformador. Precisamos enfrentar o momento conturbado que o mercado da saúde se encontra, e neste cenário, trabalhar para solidificarmos as bases do avanço de demandas vitais que poderão possibilitar a entrega de serviços de saúde com ainda mais qualidade, com a justa valorização”.

 

Flávio Borges, diretor executivo da entidade, apresentou, em primeira mão, informações colhidas junto a Secretaria Estadual da Saúde, em reunião realizada no dia anterior (ver matéria acima). Já a administradora Shirlei Gazave, responsável pela área de relacionamento, destacou a necessidade de as entidades se unirem em torno de um meta global em tempos de crise econômica, focando no aperfeiçoamento e na comunicação, utilizando fortemente as ferramentas oferecidas pela FEHOSUL, como cursos e o seu Portal de Notícias Setor Saúde – importante canal para diferenciar e destacar a marca das entidades.

 

Os advogados José Pedrassani e Flávio Luz atenderam as demandas dos participantes em relação a assuntos da esfera jurídica. O novo integrante da equipe jurídica da FEHOSUL, mostrou a importância que se deve dar às disputas relacionadas ao tema da Responsabilidade Civil. “Muitas vezes o dano maior, além da questão financeira, é sem dúvida, o da imagem para as instituições”. Flávio Luz mostrou dados que confirmam que o Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais possui demandas na esfera civil nos tribunais de justiça, perdendo apenas para São Paulo. “Nossa função será a de assessorar as organizações a se precaverem, identificando situações e apresentando soluções. Dentre elas, a adoção de processos gerenciais e administrativos mais seguros para os executivos, gestores, corpo médico e demais membros do quadro funcional”.

Segundo Allgayer, “a Flávio Luz Advogados disponibiliza uma equipe de especialistas destacada para as demandas dos representados da FEHOSUL, e sempre quando solicitada, estará pronta para colaborar, assim como tem sido com o exitoso trabalho de toda equipe jurídica FEHOSUL.”

 

Pedrassani
 

O advogado José Pedro Pedrassani, em sua intervenção focada no Direito Sindical e Trabalhista, abordou aspectos sempre atuais relacionados a jornada de trabalho, banco de horas, regime 12X36 horas, insalubridade e horas extras, além de outras questões formuladas pelos participantes do evento.