Reuniões marcam a semana da Fehosul

 

Entre os dias 22 e 24, o presidente da Fehosul, representando os hospitais, clínicas e laboratórios do Estado e seus Sindicatos Filiados, promoveu uma série de encontros com líderes do mercado.

Na quarta-feira, dia 22, Cláudio José Allgayer se reuniu com o médico Alfredo Floro Cantalice Neto, presidente da Amrigs, na sede da entidade médica. Os dirigentes trataram de uma série de assuntos, como o cenário atual da saúde gaúcha, remuneração médica, acreditação dos serviços de saúde, Lei 13.003/Fator de Qualidade e desenvolvimento de treinamentos de aperfeiçoamento em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Saúde. Ficou estabelecida a busca por uma maior sinergia entre as entidades, como movimentos conjuntos de mobilização visando o alcance de demandas de interesse comum.

 

 

Na quinta-feira, Allgayer fez a primeira visita oficial ao novo CEO do Hospital Mãe de Deus, Alceu Alves da Silva. Em mais de uma hora e meia de reunião, ambos discutiram na sede do Hospital, as situações de mercado, os projetos do Sistema de Saúde Mãe de Deus para os próximos anos e projetaram os esforços necessários para o avanço em questões nos âmbitos do SUS e da Saúde Suplementar.

Os dirigentes também aproveitaram para relembrar momentos da trajetória de ambos. Por mais de 31 anos – desde 1984 – Alceu Alves é professor do IAHCS/Fasaúde, além de ter tido passagem pelo Hospital Conceição na época em que Allgayer era presidente da instituição. Alceu também foi presidente do Sindihospa – entidade filiada à Fehosul -, e segue como um dos diretores da entidade representativa dos estabelecimentos de saúde de Porta Alegre.

 

 

Na sexta-feira, dia 24, Allgayer esteve na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, e conversou longamente com o secretário e médico João Gabbardo dos Reis. Como vem ocorrendo periodicamente, Allgayer e Gabardo discutiram assuntos relacionados às demandas dos hospitais, clínicas e laboratórios, em especial aos representados pela Fehosul. Foram apresentadas dez pautas, que envolvem a situação econômica financeira das instituições, questões envolvendo o SUS, hospitais gaúchos, clínicas de especialidades e valorização dos laboratórios de análises clínicas. Situações pontuais de estabelecimentos de saúde, colhidas no dia a dia do trabalho da Fehosul, também foram apresentadas ao secretário.

Gabbardo salientou o esforço que vem sendo feito para “quitar” as principais demandas da Fehosul e de seus representados, como ocorreu com as clínicas de Nefrologia (veja aqui). Mas reafirmou que o “caminho para que a saúde gaúcha conquiste níveis de estabilidade financeira, de fluxo de caixa, que possibilite uma maior tranquilidade para as instituições, tem um espaço de maturação necessário”. Segundo o secretario Gabbardo, os ajustes estruturais estão em curso, e “estas demandas pontuais entregues hoje, terão atenção especial de nossa equipe”.

Após a reunião, Allgayer se manifestou dizendo que “a Fehosul enxerga uma atitude propositiva da SES desde a posse de Gabbardo, que vem ouvindo, dando espaço e se empenhando para solucionar os gargalos que impedem uma justa condição de trabalho para os prestadores”. E defendeu que em momentos de crise, “quase em ambiente de guerra, devemos valorizar o espaço de diálogo, trabalhar juntos, oferecendo soluções e ideias”.