Presidente da FEHOSUL é eleito vice-presidente da ONA

Presidente da FEHOSUL é eleito vice-presidente da ONA

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), médico Cláudio Allgayer, foi eleito por unanimidade como vice-presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Allgayer é também vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), umas das entidades fundadoras da ONA. O mandato de Allgayer vai até 2018. O atual presidente da ONA é o médico paulista Arlindo de Almeida, que até recentemente exercia a presidência da ABRAMGE.

“Estamos discutindo melhorias importantes com todos os envolvidos, as entidades fundadoras e associadas e as seis Instituições Acreditadoras credenciadas para desenvolver a metodologia ONA. Conhecedores da delicada situação econômico-financeira dos estabelecimentos de saúde, resultante da grave crise econômica em nosso país, temos um cenário desafiador pela frente. Neste momento devemos pensar em alternativas para incentivar novas adesões ao processo de Acreditação e estimular a continuidade das certificações já conquistadas pelos hospitais, clínicas,laboratórios e demais organizações de saúde. O movimento de melhoria contínua impulsionada pela acreditação da ONA vem crescendo ano a ano, e tem demonstrado que o processo é um investimento que propicia importantes retornos para aquelas instituições que vislumbram diferenciação no mercado, com a obtenção de elevados índices de qualidade e atuação com foco na segurança do paciente” destacou Allgayer, ao final do encontro.

Allgayer foi um dos participantes, na década de 90, das primeiras iniciativas regionais de acreditação que resultou no primeiro Manual de Acreditação de Hospitais para América Latina e Caribe, publicado pela Federação Brasileira de Hospitais, Federação Latino-americana de Hospitais e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Desde sua criação, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação, que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento.

A ONA é constituída por entidades de âmbito nacional (Entidades Fundadoras e Associadas), que têm afinidades com os princípios, ideais e finalidades do processo de acreditação. As fundadoras são a Associação Brasileira de Medicina de Grupo – ABRAMGE, Confederação Nacional de Saúde – CNS, Federação Nacional de Saúde Suplementar – FENASAÚDE, Federação Brasileira de Hospitais – FBH, União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – UNIDAS. As entidades associadas são a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC e a Confederação das UNIMED do Brasil – UNIMED.