Os Destaques da Saúde 2016 são Fernando Torelly, Jaderson Costa da Costa e Ítalo Lazzarotto

A premiação dos Destaques da Saúde 2016, promovida pela Fehosul em parceria com o Sindihospa, foi o ponto final da grande cerimônia realizada no dia 30 de novembro, no centro de eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A confraternização teve a presença de 200 convidados, aos quais somou-se parcela importante dos participantes do Seminário realizado durante todo o dia, no mesmo local, reunindo destacadas lideranças e autoridades do setor saúde.

publico_destaques1

Fernando Andreatta Torelly, diretor-executivo do Hospital Sírio-Libanês (SP), foi o homenageado na categoria Personalidade Nacional “pelo histórico de comprometimento com a melhoria dos padrões de qualidade e segurança da saúde no Brasil”. O reconhecimento foi entregue pelo presidente da Confederação Nacional de Saúde – CNS, Tércio Kasten; pelo Secretário de Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis;  pelo presidente da Fehosul, Cláudio José Allgayer; e por Henri Chazan, presidente do Sindihospa.

destaques_gabbardo_torelly

“ Há 30 anos no segmento hospitalar e da saúde, a única coisa que fiz foi trabalhar 10 horas por dia. Por isso conheço e gosto muito do que faço” ressaltou o homenageado, ao agradecer o prêmio recebido, aduzindo que “a minha sala no Sírio é a sala de vocês. Está à disposição. A única coisa que eu posso pedir, além de agradecer, é que vocês continuem deixando eu conviver com vocês”, declarou emocionado, ao compartilhar a homenagem recebida, com seus amigos, dirigentes gaúchos do setor. Em agradecimento direcionado aos seus familiares, Torelly disse que “a gente não é nada sem as pessoas que cuidam da gente”.

“Talvez eu não seja merecedor na íntegra deste prêmio, deste reconhecimento, por que eu ainda tenho muito que retribuir a este Estado, a contribuir com vocês. Quero de novo me colocar à disposição. Gosto muito de ser gaúcho e de trabalhar com vocês. Contem comigo”, finalizou.

torelly_30_1

Torelly é graduado em ciências econômicas, com especializações em administração de Recursos Humanos, administração hospitalar e negócios de saúde (IAHCS/PUC-RS) e mestre em administração de empresas. Antes de se transferir para o Sírio-Libanês, Torelly teve importantes passagens como vice-presidente administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, gerente de RH no Hospital Mãe de Deus, superintendente-executivo do Hospital Moinhos de Vento e, em 2014, assumiu como presidente do Sindihospa. Em 2015, foi nomeado entre os 100 Mais Influentes da Saúde, na categoria Gestor, em solenidade realizada na Feira Hospitalar, em São Paulo.

Na categoria Personalidade Acadêmica, o agraciado foi o médico Jaderson Costa da Costa, professor, neurocientista e diretor do projeto inovador do INSCER – Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, junto ao Hospital São Lucas, da PUC-RS.

jaderson_destaques

“O InsCer é dedicado aos usuários do cérebro, ao homo sapiens, não é só da área da saúde, reúne todos os saberes. Acreditamos que a solução de alguns dos males que ainda não temos tratamento, passam pela engenharia, ou pelas artes, ou filosofia, passa por saberes que, combinados com a saúde, podem mudar o setor”, afirmou Jaderson ao agradecer a homenagem recebida.

Dr. Jaderson Costa da Costa possui longa trajetória na pesquisa em epilepsia e neurodesenvolvimento e nos estudos com células tronco em doenças neurodegenerativas. Lidera projetos de pesquisa de relevância nacional, como os relacionados ao Zika vírus e de atuação internacional, com ênfase em radiofármacos para o avanço no diagnóstico do Alzheimer. No InsCer, tem se dedicado ao estabelecimento e internacionalização do instituto com delineamento multidisciplinar e multi-institucional que permite a pesquisadores de diferentes áreas e domínios a reunião em torno de um objetivo comum: desenvolver e aplicar tecnologia de fronteira para a promoção de conhecimento, o desenvolvimento dos estudos do cérebro e da assistência neurológica. O prêmio Destaques da Saúde 2016, como Personalidade Acadêmica, foi entregue ao homenageado pelos presidentes do Sindihospa, Henri Chazan e da Fehosul, Cláudio José Allgayer.

jaderson_chazan

O médico Ítalo Francisco Lazzarotto foi homenageado como Sócio Benemérito pela Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado Rio Grande do Sul (AHRGS). “Homenagem ao fundador e dirigente que, com competência e dedicação, atuou na defesa dos legítimos interesses do setor hospitalar gaúcho”, dizia a placa entregue pelo Dr. Luiz Alberto Tarragô de Carvalho e pelo administrador Alcides Pozzobon, às filhas do homenageado Cláudia Fernanda Lazzarotto Terra Lopes e Maria Lazzarotto Ferrari.

italo_destaques
Alcides Pozzobon (AHRGS), entregou às filhas do homenageado Cláudia Fernanda Lazzarotto Terra Lopes e Maria Lazzarotto Ferrari a premiação direcionado à Ítalo Lazzarotto. Dr. Luiz Alberto Tarragô de Carvalho (Fehosul) entregou a placa e leu a distinção

“ Nós gostaríamos de agradecer em nome de meu pai, que não pôde comparecer, pela honraria e homenagem recebida por alguém que sempre esteve à frente de seu tempo. E de alguma maneira, tentou e conseguiu deixar um legado de persistência, dedicação e amizade nos caminhos em que trilhou. Muito obrigado”, foram as palavras emocionadas de Cláudia Fernanda.

O presidente da CNS, Tércio Kasten, falou ao final. “Cumprimento aos homenageados, e principalmente a Fehosul, ao Sindihospa e sua nova diretoria. E dizer que a Fehosul, é a Federação mais antiga do nosso sistema confederativo, patronal sindical da saúde no Brasil. É sempre uma honra e uma grande oportunidade vir aqui, por que a cada ano, que a gente vem, aprende mais um pouquinho. A organização que vocês têm na área da gestão e a organização da representação sindical de todo o sistema aqui no Estado, merecem elogios.  E de um belíssimo evento que vocês fazem, melhor a cada ano. Acredito que nosso evento em Santa Catarina é bem organizado, mas mesmo assim tenho um ´pingo´ de inveja quando venho aqui no RS.”

tercio_destaques
Tércio Kasten (presidente da CNS) e Cláudio Allgayer (presidente da Fehosul)

João Gabbardo dos Reis, Secretário de Saúde do Estado do RS, também usou da palavra: “Gostaria de cumprimentar os homenageados em nome do governador [Sartori], a nova diretoria do Sindihospa e a Fehosul. Registrar e repetir que estas instituições têm sido leais parceiras, são pessoas com as quais nós temos tido um ótimo relacionamento na busca de soluções e no enfrentamento das dificuldades que nos são impostas. Só colocar dinheiro não resolve. Fico muito a vontade de vir aqui, por que eu queria participar, ouvir esta última mesa com Alceu, Torelly e Mohamed. Aprendo muito com este pessoal. Acho que temos que continuar nesta boa briga que é mostrar que é necessário melhorarmos a nossa gestão. ”

Claudio Allgayer, presidente da Fehosul, encerrou dizendo que “ “trabalhamos fortemente, neste dia intenso, desenvolvendo o seminário Tendências e Inovações em Saúde, que se completou com a posse da nova diretoria do Sindihospa, encabeçada pelo meu amigo Henri. E agora, com a entrega dos prêmios do Destaques da Saúde 2016, ao dr. Ítalo Lazzarotto, um esteio dos sistemas de representação dos hospitais do Rio Grande do Sul; ao meu amigo Jaderson Costa da Costa, o grande líder, incentivador e diretor do Instituto do Cérebro do Estado Rio Grande do Sul. E que culmina com a premiação como personalidade nacional a esta liderança inconteste do nosso setor, o nosso grande companheiro Fernando Andreatta Torelly. Quero cumprimentar ao nosso líder político, Pedro Bandarra Westphalen, agradecer ao secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que representa nesta solenidade o governador José Ivo Sartori. Muito obrigado pela presença de todos”.

placas_destaques

Após a premiação seguiu-se coquetel, oferecido pelos promotores do evento, a todas autoridades, convidados e lideranças presentes, encerrando 12 horas de concorridas atividades, iniciadas no período da manhã com o Seminário Tendências e Inovações em Saúde.

publico_30_final