Nova assembleia reúne clínicas descredenciadas pela UNIMED

Para dar continuidade ao debate sobre o descredenciamento de 63 clínicas e laboratórios por parte da UNIMED Porto Alegre (veja aqui), a FEHOSUL, juntamente com o Sindihospa e o Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde da Grande Porto Alegre, realiza no dia 15 de janeiro, assembleia geral, com formato de reunião-almoço, reunindo os dirigentes das clínicas de saúde.

A medida da operadora causou profunda irritação nas clínicas e laboratórios envolvidos, que buscaram apoio junto às suas entidades de classe. O grupo avalia uma medida judicial, em uma tentativa de reverter a posição da UNIMED e assegurar os direitos das empresas e dos beneficiários dos planos oferecidos pela cooperativa médica.

Segundo o presidente da FEHOSUL, médico Cláudio Allgayer, “a questão é tratada pelas empresas como uma atitude infeliz por parte da operadora. Ela irá refletir na qualidade de atendimento para os clientes, com aumento do tempo de espera e demora para obtenção dos resultados de exame em função da diminuição da rede disponível de assistência”. Além disto, na opinião dos dirigentes das instituições afetadas os descredenciamentos demonstraram desrespeito com os parceiros que atenderam, alguns por décadas, os clientes da operadora. A estratégia da operadora, no entendimento do mercado, é furtar-se das obrigações em relação aos reajustes dos valores remuneratórios, previstos pela Lei 13003, que entrou em vigor há poucos dias. Segundo o presidente da FEHOSUL “estamos estudando medidas com a efetiva participação dos atingidos, que têm nos procurado em grande número, mostrando insatisfação e revolta com o ocorrido ” finalizou Cláudio Allgayer, sinalizando que o problema pode ser ainda maior para a cadeia prestadora de serviços e para os próprios usuários do plano de saúde.