Ipergs acata pedido da Fehosul em relação às glosas

 

Ocorreu no dia 12 de maio nova reunião do Grupo Paritário, na qual o Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul), a Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (AHRGS) e a Federação das Santas Casas, em conjunto, reivindicaram a análise das questões relativas a glosas.

Na ocasião foi solicitado ao Ipergs, as informações por escrito referentes a parametrização do sistema eletrônico de conferência de contas da autarquia estadual. O sistema realiza glosas por quantidades e apresenta itens excluídos de cobertura. Tais informações não são de conhecimento das instituições de saúde, gerando recursos de glosas, retrabalho e transtornos no efetivo recebimento do pagamento. O entendimento mais claro das causas e forma como são geradas as glosas (falta de documentação adequada, incorreção dos valores cobrados, entre outras), é importante para que os prestadores não aumentem seus custos operacionais ainda mais, principalmente em um momento de grave crise econômica e baixa remuneração.

No encontro, o Ipergs demonstrou as despesas assistenciais ocorridas em 2015. Outro ponto abordado foi a necessária reclassificação dos hospitais. O tema foi apresentado pelo Ipergs com dados preliminares a serem desenvolvidos e aperfeiçoados pelo Grupo Paritário. Presente à reunião, o presidente da autarquia, administrador José Parode, elogiou o diálogo franco e cordial e lembrou que “o momento de dificuldade econômica do Estado exige soluções criativas por parte da autarquia e dos prestadores de serviços”. O próximo encontro do Grupo Paritário está marcado para o dia 2 de junho.

Grupo Técnico

Previamente à reunião do Grupo Paritário, a Fehosul promoveu uma reunião-almoço com o grupo formado por técnicos, que será dedicado a estudar glosas e elaborar um documento que oriente as regras de negócio com padrões assistenciais e operacionais que venham a extinguir o processo de glosas atualmente existente na relação com o Ipergs. Além do desenvolvimento do padrão técnico, o grupo necessita de informações sobre os critérios de glosas – estabelecido unilateralmente pelo Ipergs.

Pela Fehosul, participaram do encontro o diretor-executivo, médico Flávio Borges, e a gerente de relacionamento com o mercado, administradora hospitalar Shirlei Gazave. Também estiveram presentes Cristiane Manfron (Hospital São Lucas da PUCRS), Fábio Etges (Hospital São Lucas da PUCRS), Luciano Mendonça (Hospital Divina Providência), Maria Cristina Brasil (Hospital Ernesto Dornelles), Márcia Rossi (Hospital de Caridade de Erechim), Grazielle Herrera (Hospital Mãe de Deus), Maria Rigon (Hospital Pompeia, Caxias do Sul), Gisele Baggio (Hospital Pompeia), Cassiano Macedo, Patrícia Galli e André Rodrigues Castilhos (os três da Federação das Santas Casas).