IPE-SAÚDE atrasa pagamento novamente aos prestadores de serviços de saúde

FEHOSUL mantêm contato direto com autarquia e governo estadual para agilizar a liberação dos recursos

IPE-SAÚDE-atrasa-pagamento-novamente-aos-prestadores-de-serviços-de-saúde

O IPE-SAÚDE, no dia 05 de dezembro, não realizou o pagamento dos débitos vencidos aos prestadores de serviços de saúde. O mesmo problema já ocorreu no dia 24 de novembro e foi resolvido no dia 30 através de ações da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) junto ao IPERGS e o governo estadual. Esse atraso causa dificuldades aos prestadores de serviço, especialmente no final de ano quando se acumulam obrigações na folha de pagamento, com 13º salário e férias.

O posicionamento do presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPERGS), Otomar Vivian, ouvido pelo portal de notícias da FEHOSUL (Setor Saúde) é de que “o IPE está aguardando a abertura de suplementação orçamentária, que deverá ocorrer nos próximos dias”. Esta suplementação já foi solicitada e está prevista a normalização dos pagamentos.

Em nota de esclarecimento da FEHOSUL, assinada pelo presidente da Federação, Cláudio José Allgayer, e direcionada aos seus filiados, é informado que:

O problema é burocrático de abertura de créditos suplementares adequados no Orçamento do Estado;

O comando de pagamentos foi novamente efetivado e existem recursos disponíveis para a quitação dos referidos débitos;

Aguarda-se para os próximos dias desta semana, a firmatura de novo DECRETO, pelo governo do Estado, abrindo os créditos necessários no orçamento estadual;

Com tal DECRETO, fica suprida a exigência burocrática e os créditos aos prestadores de serviços ocorrerão imediatamente.

Durante o ano, a FEHOSUL dedicou especial empenho junto à presidência do IPERGS para que todos os pagamentos se mantivessem em dia o que, realmente, ocorreu. Agora, por meio do diálogo e o esforço conjunto na obtenção da suplementação orçamentária, espera-se resolver os atrasos e cumprir o calendário de dezembro dentro das datas previstas.

“A situação é um reflexo da grave crise econômica do governo do Estado, o que nos  mobiliza ainda mais como entidade representativa para garantir os direitos de nossos filiados. Esperamos lograr sucesso com nossa forte pressão junto à autarquia e ao governo, e reverter esta situação o quanto antes para que ocorra o cumprimento do calendário acordado com os prestadores referente aos serviços prestados aos beneficiários do Ipe-Saúde”, explica Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL.