Inaugurada Sala de Monitoramento de combate ao Aedes aegypti 

O secretário estadual da Saúde, médico João Gabbardo dos Reis, recebeu a imprensa na manhã de sexta-feira, dia 15, para a inauguração da Sala de Monitoramento de Ações Estratégicas de Combate ao Aedes aegypti, instalada no 6º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

A Fehosul e o Sindihospa ajudaram financiando a reforma e ampliação do local, em uma parceria inédita. O Hospital Moinhos de Vento cedeu equipamentos, móveis e profissionais técnicos para a concepção e desenvolvimento da sala de comando. Com isto, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) não teve qualquer custo para implementação das tecnologias ou da estrutura. O Simers e as outras entidades citadas, já estão engajadas através de seus canais de comunicação, produzindo ações para alertar a população e seus públicos de relacionamento sobre a importância do combate ao mosquito, evitando sua propagação e as doenças associadas.

Durante a entrevista coletiva, foram apresentados os integrantes do Grupo de Monitoramento, bem como divulgados os dados epidemiológicos de 2015 sobre dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além das informações do ano passado, foi divulgado em primeira mão pelo secretário Gabbardo os dados das duas primeiras semanas epidemiológicas de 2016. Foi confirmado o primeiro caso de dengue do ano, um caso importado, adquirido por um paciente que esteve recentemente no Estado do Paraná. Acesse o boletim da Semana Epidemiológica 02 – 03/01 a 09/01.

Semanalmente representantes de saúde e demais frentes de combate ao mosquito se reunirão nas sextas-feiras para apresentar informações atualizadas sobre as doenças, bem como o andamento dos trabalhos e novas ações de combate.

Medidas de prevenção contra a microcefalia

Gabbardo destacou e pediu às assessorias e veículos de comunicação presentes – em grande número -, que destaquem os dados, os alertas epidemiológicos e principalmente as formas de prevenção aos focos do Aedes aegypti. Segundo Gabbardo, o Estado ainda tem uma posição de exceção, em relação ao baixo número de casos de zika e de dengue, comparado com outros estados, “mas temos que nos esforçar para diminuir, e principalmente, retardar ou impedir que ocorram casos de microcefalia, através da prevenção do mosquito aedes, causador do vírus zika”. Nas telas da sala de monitoramento foi demonstrado, na ocasião, que o estado do Rio de Janeiro já possui um número de casos expressivo e preocupante, “e que este dado, por si só, é um alerta para todos nós”, disse Gabbardo.

 

Gabbardo_Aedes
Gabbardo mostra a grande incidência de casos de zika no Rio de Janeiro, através do sistema de monitoramento da SES/RS

 

Um novo aplicativo para os agentes de combate às endemias será lançado ainda neste mês. “É um aplicativo para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Neste aplicativo eles irão registrar, através de um GPS, in loco, o local onde eles estão, a visita que fizeram e se conseguiram cumprir todos os passos. A cada dia teremos o número de casas visitadas pelos mais de 14 mil agentes”, destacou o coordenador do TelessaúdeRS/UFRGS, o médico Erno Harzheim. Ele reforçou ainda que “só a prevenção resolve a questão da zika, nada mais resolve, e a prevenção é [combater] o mosquito”.

Umas das principais ações em andamento é a campanha RScontraAedes, que fornece informações sobre a prevenção e o combate ao mosquito. A população pode participar utilizando o site RscontraAedes.ufrgs.br e o telefone 0800 645 3308 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30). Os canais estão disponíveis para dúvidas e informações sobre as doenças, assim como denúncias de focos do mosquito.

 

Coordenador do TelessaúdeRS/UFRGS, o médico Erno Harzheim
Coordenador do TelessaúdeRS/UFRGS, o médico Erno Harzheim apresenta o aplicativo

 

O espaço inaugurado será coordenado pela SES/RS e conta com o apoio das demais secretarias do governo e representantes do Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ministério Público do Estado, Federação dos Municípios (Famurs), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Exército Brasileiro e Associação Riograndense de Imprensa.

Estiveram presentes o presidente da Fehosul, médico Cláudio Allgayer; o presidente do Sindihospa, economista Fernando Torelly; o assessor da presidência da Associação dos Hospitais, administrador Alcides Pozzobon; o diretor superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, médico Luciano Hammes; o superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, administrador Alceu Alves da Silva; o presidente do Simers, médico Paulo de Argollo Mendes; o Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre, odontólogo Fernando Ritter; a diretora da Escola de Saúde Pública do RS, enfermeira Teresinha Valduga Cardoso; o Secretário Estadual de Transportes, médico Pedro Westphalen e o governador em exercício, engenheiro José Paulo Dornelles Cairoli.

 

Torelly_Allgayer_Luciano_Hammes
Fernando Torelly, Cláudio Allgayer e Luciano Hammes