Grupo técnico da Fehosul discute evolução das tratativas com o IPE-Saúde

 

O Grupo Técnico de estabelecimentos de saúde que estuda as questões relacionadas ao IPE-Saúde, se reuniu no dia 19 de agosto, sob a coordenação executiva da Fehosul. O encontro, com muita interação entre os participantes, contou com a presença de representantes dos hospitais Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Moinhos de Vento, São Lucas da PUCRS, Divina Providência, Ernesto Dornelles, Mãe de Deus, Clínicas (todos de Porto Alegre), e também dos laboratórios Unilab e Serdil.

O grupo analisou a evolução dos fatos e das tratativas entre as partes ao longo de 2015. A grande preocupação atual é relativa à manutenção dos pagamentos integrais nas datas estabelecidas. Há o receio de que a crise financeira no Rio Grande do Sul tenha repercussão no Ipergs, apesar da autarquia ter fontes de receitas próprias e – conforme apresentado pela Secretaria da Fazenda – superávit desde a sua criação.

Embora todos afirmem que os pagamentos estão em dia, há o temor de que os atrasos ocorridos no início do ano se repitam. Outros pontos permanentes da pauta de reivindicações também foram abordados, como a falta de recomposição de valores remuneratórios com seus reajustes; o aperfeiçoamento e evolução na implantação da CBHPM; e a pouca significância sentida pelo integrantes do Grupo Paritário na condução administrativa e assistencial do IPE-Saúde.

Os participantes da reunião na Fehosul consideram necessária uma maior transparência na questão das glosas, e sugerem que o processo seja revisado no âmbito do Grupo Paritário. Quanto às glosas do período 2010/2014, o Sistema de Recursos de Notas (SRN) está acolhendo os recursos, mas o efetivo pagamento é moroso e num percentual muito inferior ao valor do recurso apresentado. Por outro lado, a Tabela de Órteses e Próteses está totalmente defasada e desatualizada. Muitos (a maioria) fornecedores não disponibilizam materiais pelos valores do IPE-Saúde, como nas áreas de hemodinâmica, urologia, entre outras.

Muitos setores apresentaram queixas relativas à conversão da THP/CBHPM – que ocorreu em junho -, uma vez que tiveram redução de remuneração, como cirurgia geral, proctologia, cirurgia vascular, urologia e fisioterapia. O Grupo Técnico da Fehosul espera que esses temas sejam abordados com profundidade e resolução, ainda no corrente mês, no Grupo Paritário.