Fórum RH da Fehosul aborda como o coaching pode potencializar os resultados de uma instituição

Larissa L. Moraes

 

O tema escolhido para ser tratado na edição de agosto do Fórum RH, realizado na tarde do dia 16, foi coaching. A atividade promovida pelo Sistema Fehosul(Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul) teve a palestra da consultora Larissa L. Moraes (foto) na sede educacional da entidade (Fasaúde). Larissa é Personal & Professional Coach, especialista em desenvolvimento humano, pós-graduada em Marketing e Recursos Humanos e mestranda em Direção de Recursos Humanos pela UCES (Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales), de Buenos Aires (Argentina).

A gerente de relacionamento com o mercado da Fehosul, administradora hospitalar Shirlei Gazave, resumiu após o encontro, os principais destaques da palestra. “O tema é interessante e incentiva a participação. Todos os presentes falaram como funciona em suas instituições, ampliando o debate e a troca de experiências. A metodologia procura extrair o máximo de talentos dos profissionais. Salienta a importância de se ter uma equipe não apenas engajada e capacitada, mas com autoconfiança. Funcionários e setores, de todos os níveis hierárquicos, devem estar alinhados e comprometidos, já que é o trabalho conjunto que gera os resultados esperados”, explicou.

“Coaching é um processo de autoconhecimento, onde a pessoa identifica seus pontos fortes, suas carências, define suas metas e assim aprende a dar o melhor de si para a empresa. É preciso saber mostrar o seu melhor. A primeira preocupação é potencializar as habilidades do ser humano, depois analisar como disponibilizar essas qualidades para a empresa, da forma mais produtiva”, destaca Shirlei Gazave.

“Em termos empresariais, Larissa nos orientou que o coaching ajuda no planejamento, nos objetivos que se está buscando, e mostra o que é necessário para chegar lá. É importante ver o que se tem internamente, quais profissionais estão alinhados com as metas da instituição e quais podem desenvolver as tarefas da forma mais eficiente. Incentiva as capacidades que já estão disponíveis, sem precisar procurar profissionais fora da empresa”, concluiu.

Estiveram presentes representantes de instituições de Porto Alegre e do interior do RS:

Hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre), Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre), Hospital Divina Providência (Porto Alegre), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Bruno Born (Lajeado), Hospital São Lucas da PUCRS (Porto Alegre), Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Diaglaser (Porto Alegre), Oncologia Centenário (São Leopoldo), Clinoson (Porto Alegre).

 

Gestores e membros das equipes de RH em mais uma atividade do Fórum RH, iniciativa que ocorre desde 2010, mensalmente na Fehosul