FEHOSUL/AHRGS e SINDIHOSPA homenageiam os Destaques da Saúde de 2017

O CEO do ano, Alceu Alves da Silva, comunicou no evento a sua saída do Hospital Mãe de Deus

Na sexta-feira, 1º de dezembro, foram homenageados os Destaques da Saúde 2017, no Hotel Sheraton Porto Alegre. A entrega das placas marcou o encerramento do evento Seminários de Gestão, realizado pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). Um dos destaques da premiação foi o anúncio emocionado feito pelo homenageado Alceu Alves da Silva, que informou estar se afastando da gestão do Hospital Mãe de Deus, após 19 anos e muitas realizações.

Foram seis os homenageados: Além do Dr. Alceu Alves da Silva (CEO do Ano), o Hospital Moinhos de Vento (Empreendimento do Ano), o Dr. Tércio Kasten (Personalidade Nacional), a Clínica Kozma (Clínica de Destaque), o Dr. Paulo Maciel (Sócio Benemérito da AHRGS) e o Dr. Leomar Bammann (Homenageado SINDIHOSPA).

 

pmaciel

 

Dr. Paulo Schuller Maciel: a placa de Sócio Benemérito AHRGS foi entregue ao Dr. Paulo Maciel em “homenagem à dedicação e competência do ex-presidente, de 1987 a 1989 e 1998 a 2001, sempre atuando na defesa dos melhores e legítimos interesses do setor hospitalar gaúcho.” O presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio Allgayer, entregou a placa e destacou que “a placa simboliza a gratidão da AHRGS, que desde 1976 vem integrando os quadros diretivos da nossa entidade”. Maciel relembrou a sua trajetória e enfatizou a atuação há 41 anos com o Dr. Cláudio Allgayer. “Formado em 1975, já em 1976 eu era convidado e aceitei ser vice-presidente da PUCRS. Em 1976, o Dr. Cláudio Allgayer organizou o primeiro curso que tivemos pela AHRGS. E foi aí que começou este amor pela administração hospitalar, que eu felizmente dediquei todo este tempo e hoje recebo, com muita honra, este prêmio”, enfatizou o Dr. Maciel. A distinção foi entregue por Claudio Allgayer e pelo diretor da FEHOSUL, Luiz Alberto Tarragô de Carvalho.

 

bammann

 

Dr. Leomar Bammann: o Homenageado SINDIHOSPA recebeu a placa no evento “pelos relevantes serviços prestados ao setorsaúde”. Bammann foi presidente da SINDIHOSPA de 2011 a 2014. Também foi Diretor Administrativo por mais de duas décadas do Hospital São Lucas da PUCRS. “Participar desta grande família que é o SINDIHOSPA, FEHOSUL. São instituições constituídas por centenas de associações, clínicas e hospitais, onde encontramos grandes lideranças, que promovem a saúde para o nosso estado e são exemplos para o país. Quero dizer que aprendi muito durante estes anos, estou muito feliz, muito contente e muito agradecido”, disse Bammann. A placa foi entregue por Henri Chazan, presidente do SINDIHOSPA e pelo diretor Odacir Rossato.

 

kozma

 

Clínica Kozma: A Clínica Kozma Diagnóstico por Imagem possui 40 anos de atuação na área médica. A clínica de diagnóstico por imagem atua no interior da região Sul do país, com unidades hospitalares e clínicas nas cidades de Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Frederico Westphalen, Chapecó (SC), Balneário Camboriú (SC) e Pato Branco (PR). A placa foi entregue ao Diretor Médico, Marcelo Ribeiro, em “homenagem das entidades de representação dos prestadores de serviços de saúde do Rio Grande do Sul à trajetória empreendedora e de sucesso de Clínica comprometida com a prestação de serviços de qualidade nos três estados do Sul do país.” Ribeiro contou que a Kozma foi surpreendida pela homenagem, anunciada em telefonema do Dr. Cláudio Allgayer. “Quando o Dr. Allgayer me ligou para me comunicar do prêmio, minha primeira reação foi de surpresa e alegria. Como assim, não estamos concorrendo a nada? Então, ele me explicou do que se tratava o prêmio, que é uma homenagem, a nossa satisfação ficou ainda maior, porque é um reconhecimento pelos 40 anos que temos prestado serviços à comunidade de Passo Fundo e região, e mais recentemente estendemos nossa atuação a outras unidades nos outros estados da região Sul. Quero agradecer principalmente aos colaboradores, que são quem fazem a Clínica Kozma, que são a alma da nossa clínica”, frisou. Cláudio Allgayer e a presidente do Sindicato Região Nordeste, Cleciane Doncatto Simsen, convidaram todos os colaboradores que estavam presentes na cerimônia para subir ao palco junto com o diretor da “clínica do ano”.

 

 

moinhos

 

Hospital Moinhos de Vento: a instituição, que em 2017 completou 90 anos de atividade, recebeu a homenagem pela recente inauguração  de um moderno prédio de internação, com 100 novos leitos. O novo edifício possui oito andares e teve investimento de R$ 112 milhões e, com isso, serão abertas 500 vagas diretas de trabalho. A placa foi entregue ao Superintendente Executivo, Mohamed Parrini. “Este ano, o Hospital Moinhos de Vento está completando 90 anos, com uma história muito bonita. Quando falamos em 90 anos parece que é uma história antiga, mas eu quero dizer que temos um DNA inovador. Pertencemos a uma comunidade pequena, de poucos alemães, uma comunidade minoritária no estado, que queria se fazer representar. Somos fruto deste sonho, e hoje estamos aqui. Não sou do Rio Grande do Sul, mas estou há dez anos aqui, tenho dois filhos gaúchos e brigamos por este estado e por esta cidade. Desejo que possamos ter uma medicina de alto nível, podendo competir entre os privados e os não privados. Que possamos implantar um modelo de medicina de excelência e que possamos irradiar conhecimento a todos os parceiros. Meu agradecimento especial aos 4 mil colaboradores e mais de 3 mil médicos credenciados, e a todos vocês que  se relacionaram com o Hospital Moinhos de Vento nestes 90 anos”, comemorou o executivo, que recebeu a placa das mãos de Pedro Westphalen, Cláudio Allgayer e Henri Chazan. Parrini fez questão de convidar lideranças do Moinhos para receberem a homenagem no palco junto a ele.

 

maciel

 

Dr. Tércio Egon Paulo Kasten: o atual presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS) recebeu a placa de Personalidade Nacional em “homenagem das entidades de representação dos prestadores de serviços de saúde do Rio Grande do Sul à liderança do Presidente da Confederação Nacional de Saúde, exemplo de dedicação às melhores causas, que fazem diferença para o desenvolvimento da saúde no País.” O Dr. Cláudio Allgayer, ao entregar a placa, relembrou da participação conjunta com o Dr. Tércio para criação da CNS, em 1994. “Nós entendemos que era absolutamente importante para a continuidade da defesa dos legítimos interesses do setor saúde, das clínicas e dos laboratórios que criássemos uma confederação própria”, enfatizou. O homenageado mostrou-se emocionado com o recebimento da placa. “Eu acho que este reconhecimento é por aquilo que o Dr. Allgayer disse. É a luta pelo associativismo. Eu acredito que a saída para as crises e dilemas que passamos pessoalmente, na família, nas entidades, nos estabelecimentos e na política de forma geral, é a política associativista”, disse o presidente da CNS. Pedro Westphalen, que foi um dos fundadores da FEHOSUL, e anos após, da própria CNS, foi um dos que entregaram a homenagem ao atual presidente da entidade máxima de representação patronal da saúde.

 

alceu

 

Dr. Alceu Alves da Silva:  o Superintendente Executivo do Hospital Mãe de Deus e do Sistema de Saúde Mãe de Deus recebeu a homenagem em “reconhecimento das entidades de representação dos prestadores de serviços de saúde do Rio Grande do Sul pelos 40 anos de destacada atuação profissional na gestão e no ensino da saúde.” Na entrega da placa, o Dr. Alceu surpreendeu a grande parte dos presentes ao manifestar que está deixando o comando do Sistema de Saúde Mãe de Deus. “Estive na instituição até semana passada. Depois de 19 anos, estou de saída do Hospital Mãe de Deus. Mas, acima de tudo, a minha grande alegria é por nesta faixa de idade, vou fazer 62 anos, encontrar um novo desafio, que é algo que me deixa extremamente disposto para lutar, criar e estar com vocês nesta trajetória de vida, de luta pela área da saúde. Eu sempre tive uma inveja enorme daquela frase que sempre foi muito vinculada ao Nelson Mandela, que diz ‘eu sou o comandante do meu destino e o capitão da minha alma’. E, aos 62 anos de idade, eu posso dizer isso”, disse emocionado o Dr. Alceu. O executivo foi ovacionado pelos amigos presentes, e fizeram questão de desejar todo o sucesso em suas novas escolhas. Entregaram a homenagem Fernando Pedroso, presidente do Sindicato da Região Serrana, juntamente com Pedro Westphalen e Irmã Lúcia Boniatti (Presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus), Henri Chazan (Presidente do Sindihospa) e Cláudio Allgayer.