Fehosul e Ipergs finalizam série de reuniões na terça, dia 23

reunião Patologia dois

Teve fim a série de reuniões entre o Ipergs, a Fehosul os grupos técnicos de diferentes especialidades. A área da patologia foi recebida na autarquia estadual, na manhã de 23 de junho.

Os encontros, que tratam de pautas de grande importância para os prestadores de saúde, já haviam reunido representantes das especialidades de diagnóstico por imagem (veja aqui), medicina nuclear (veja aqui) e análises clínicas (vejaaqui).

Na reunião de patologia, estiveram presentes a gerente de relacionamentos da Fehosul, Shirlei Gazave, o assessor da presidência, Alcides Pozzobon, a médica Tamara Mattos (coordenadora do grupo de patologia) e Dr. Carlos Renato Melo representando a Sociedade Brasileira de Patologia. Pelo Ipergs, participaram a Dra. Ana Ribeiro e Paulo Gnoato.

Em relação à especialidade, a tabela THP/CBHPM está sendo implantada inicialmente sem modificação de valores, porém há promessa de correção de forma hierarquizada, respeitando ao máximo as proporções da CBHPM. Atualmente, o Ipergs remunera 57% do valor previsto pela CBHPM (de 2012)​, mas há intenção de melhorar a remuneração dos procedimentos com maior defasagem dos valores.

Alguns códigos vigentes, e o “De – Para” deverão ter pontos modificados. A Dra. Tamara Mattos destacou os seguintes pontos tratados na reunião:

– Código 40601196 (diagnósticos em fragmentos múltiplos de biopsias de mesmo órgão ou topografia, acondicionados em um mesmo frasco): o De-Para será corrigido, com modificação do valor.

– Código 40601226 (diagnostico em grupos de linfonodos, estruturas vizinhas e margens de pecas anatômicas simples ou complexas) será liberado para uso; os valores deverão seguir proporções CBHPM. No site da autarquia estadual, consta o valor de R$ 68,94.

– Código 40601170 (diagnóstico em painel de imunoistoquímica): poderá ser cobrado.

– Código 40601188 (diagnostico em reação imunoistoquímica isolada): será liberado para uso; os valores deverão seguir proporções CBHPM. No site da autarquia estadual, consta o valor de R$ 91,08.

– Código 40601269 (Coloração especial por coloração) – está liberado para uso atualmente.