Fehosul e grupo de Nefrologia analisam Edital de Chamada Pública

 

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) recebeu, no dia 27 de julho, o grupo de nefrologia de Porto Alegre. Mais uma vez, a pauta do encontro foi o Edital de Chamada Pública publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Estiveram presentes ao encontro, representantes das seguintes entidades: Sociedade Gaucha de Nefrologia, Instituto de Doenças Renais, SER-Serviço de Doenças Renais, Clinirim – Clínica de Doenças Renais, Vita Rim Clínica de Doenças Renais, Nefron Diálise e Transplante, Centro de Diálise e Transplante. A Fehosul foi representada por seu Presidente, Cláudio Allgayer e pela gerente de relacionamento institucional, administradora Shirlei Gazave.

Os representantes das instituições de nefrologia apontaram dificuldades em atender à totalidade das exigências do edital, o que levou a uma ampla análise jurídica da documentação solicitada, como a exigência de alvará para Centro de Nefrologia e Hemodiálise (CND), cujo modelo presente no edital, é defasado. Em muitos casos, o alvará é do hospital onde o serviço se encontra. Os serviços de nefrologia também precisam, por exemplo, disponibilizar uma sala de reuso, o que, em muitas instituições não mais são utilizadas. “São solicitações que não há como atender”, ponderou Shirlei Gazave.

Ao final do encontro, foi decidido que a Fehosul tomará a frente em tratativas junto à Secretaria Municipal de Saúde, buscando marcar reunião com o secretário Fernando Ritter, para tratar diretamente da questão.