FEHOSUL e FASAÚDE graduam segunda turma de Revisão e Faturamento de Contas Hospitalares 

Curso conectou alunos aos processos de faturamento na prática

FEHOSUL-e-FASAÚDE-graduam-segunda-turma-de-Revisão-e-Faturamento-de-Contas-Hospitalares-

O curso de extensão Revisão e Faturamento de Contas Hospitalares e de Planos de Saúde da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/IAHCS), em parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), graduou sua segunda turma neste ano.

O curso de extensão de 40 horas é dividido em 10 aulas e qualifica profissionais que atuam nas áreas de faturamento em organizações de saúde, através do oferecimento de conhecimentos embasados em modernas evidências científicas.

Paulo Petry, professor e coordenador dos cursos de extensão e pós-graduação da FASAÚDE
Paulo Petry, professor e coordenador dos cursos de extensão e pós-graduação da FASAÚDE

 

O professor e coordenador dos cursos de extensão e pós-graduação da FASAÚDE, Paulo Petry, ministrou a última aula e contou que a ideia nasceu da necessidade de qualificar profissionais na área de faturamento de contas hospitalares e planos de saúde para o mercado de trabalho, a pedido dos próprios hospitais.

O Coordenador afirma que o diferencial está na forma que o conteúdo é entregue aos alunos. “A gente montou um curso absolutamente prático ensinando como desenvolver as atividades. Os professores e instrutores são bem qualificados e inseridos no mercado de trabalho em diferentes operadoras e hospitais. O curso obteve um grande sucesso e os alunos estão bastante satisfeitos por causa de sua praticidade”, conta.

Em relação a primeira edição, houve algumas modificações e melhorias. “A partir da primeira experiência, fizemos algumas alterações priorizando pra prática do dia-a-dia. O curso teve uma grande aceitação, tivemos uma série de pedidos vindos dos filiados do Sistema FEHOSUL. Além de ser um curso inédito, estamos sendo pioneiros nesse tipo de trabalho. A nossa conexão com o mercado é real, conseguimos dar uma resposta às demandas e criar a resposta assertiva e adequada”, conclui Petry.

Revisão e Faturamento de Contas Hospitalares e de Planos de Saúde

O aluno e subdiretor do Hospital Militar de Área de Porto Alegre, Cláudio Saucedo, destacou a importância das aulas para profissionais da saúde. “Pra quem faz gestão, é importante saber toda a parte de auditoria, contas médicas e contrato. Eu busquei fazer uma reciclagem e um intercâmbio com profissionais de outros hospitais de Porto Alegre para verificar se estamos no caminho certo”, explica.

Saucedo conta que a experiência foi parte do aprendizado. “Eu também tive um fator motivacional maior porque eu vi, na experiência dos colegas e dos professores, que as dificuldades que eu tenho na minha instituição são as mesmas de todos os outros. Problema todos tem, diferença é como a gente resolve os mesmos”, diz.

Entre as disciplinas apresentadas, o subdiretor salientou a importância dos contratos. “O contrato é a base de toda a cobrança e de todo pagamento. É fundamental dentro de uma relação comercial, tudo começa nele. Daí pra frente a gente deve fiscalizar a aplicação. Essa é a base do curso que foi muito bem trabalhada”, frisou.

Ao término deste curso, os alunos de Revisão e Faturamento de Contas Hospitalares e de Planos de Saúde se tornaram profissionais preparados para atuar como faturista em organizações de saúde, com as exigências das agências reguladoras e operadoras de saúde (pública e privada), com uma visão diferenciada e completa de uma conta médico-hospitalar.

A próxima turma do Curso de Extensão iniciará em março de 2018. Informe seu interesse pelo e-mail ensino@fasaude.com.br.