Fehosul e Amrigs iniciam curso de Auditoria e Acreditação em Saúde

 

Foi iniciado no sábado, dia 24, o primeiro curso da parceria entre a Amrigs e a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde), braço educacional do Sistema Fehosul. O curso de extensão Auditoria, Gestão e Acreditação em Saúde teve lotação completa, com 36 inscritos. O encontro inicial – de um total de oito – foi ministrado pelo superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Alceu Alves da Silva (formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração Hospitalar pelo IAHCS/Fasaúde).

Na abertura, a Gerente de Relacionamento com o Mercado da Fehosul, administradora hospitalar Shirlei Gazave, ressaltou que o dia também marca a nova parceria com a Fasaúde. “A instituição [Fasaúde] está focada no ensino em saúde, é reconhecida pelo mercado e vem atuando desde 1976. Formou os gestores que ocupam os cargos mais importantes na hierarquia organizacional dos estabelecimentos de saúde do Estado. O professor Dr. Alceu, é formado pela instituição e também já foi presidente do Sindihospa, que faz parte do Sistema Fehosul. É importante ressaltar, que mais da metade dos alunos que estão aqui presentes, receberam gratuidade ou desconto de 50%. Isto somente é possível por que as empresas e instituições em que vocês trabalham estão em dia com as contribuições devidas aos nossos sindicatos patronais. Um dos nossos objetivos principais é fortalecer o aprendizado no setor da saúde e entregar soluções para as reais necessidades do mercado. Todo este nosso movimento visa um objetivo ainda mais amplo, o de estruturar o ´Sistema S´ da Saúde, uma demanda cada vez mais forte entre nossos representados, e que vai gerar ainda mais benefícios na graduação, pós e extensão; além de eventos como seminários e congressos”.

“Setor precisa se reinventar” diz coordenador do curso

“O setor da saúde precisa se reinventar. A auditoria deve ser mais profissional. Segurança do paciente, gestão com foco no paciente e a busca pela diminuição de custos marca este novo mercado que está sendo perseguido por todos os países ao redor do mundo. Avançar em prevenção, mensuração e resolutividade é imperativo. Estamos trazendo assuntos e discussões com profissionais de destaque que atuam no setor, e oferecendo aos alunos subsídios concretos para alcançar maior assertividade na tomada de decisões”, destacou o médico Eduardo Dias Lopes, também coordenador do MBA Auditoria e Gestão em Saúde que falou aos alunos dando as boas vindas da Fasaúde.

 

Cenários da Saúde

Alceu apresentou as diferentes políticas de saúde praticadas ao redor do mundo, fazendo comparações pontuais com a realidade brasileira.

“Na minha disciplina, falamos sobre cenários e tendências na área da saúde, abordando variáveis que irão modificar a forma de gestão dos serviços de saúde e também a atividade dos auditores. De forma especial, falamos do processo de migração de uma visão puramente econômica, para uma visão mista, onde as boas práticas de medicina também sejam mais valorizadas”, explicou.

Alceu Alves abordou diferentes aspectos que afetam o sistema de saúde de forma geral. “Falamos dos impactos do prolongamento da vida e o envelhecimento da população, o desenvolvimento tecnológico, a gestão de recursos, processos de qualidade e segurança assistencial. Todos os temas foram analisados relacionados ao trabalho do auditor”, acrescentou.

O próximo encontro ocorre no dia 1º de outubro, também na Amrigs, com o prof. Eduardo Dias Lopes, que abordará Fundamentos de Auditoria e Gestão.