FEHOSUL conectou mais de 1600 profissionais às tendências e boas práticas em saúde no ano de 2017

Entidade investe fortemente na área de capacitação de recursos humanos

FEHOSUL-conectou-mais-de-1600-profissionais-às-tendências-e-boas-práticas-em-saúde-no-ano-de-2017

Em 2017, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos do RS (FEHOSUL) promoveu uma extensa programação na área de aperfeiçoamento de profissionais vinculados às empresas filiadas, em dia com as contribuições sindicais, através de eventos de capacitação, treinamentos, cursos, palestras, seminários, grupos técnicos e workshops. Temas como modelos de remuneração, coaching, gestão de marketing, lean, atendimento ao cliente e segurança do paciente foram algumas dos assuntos abordados em 2017.

Mais de 50 profissionais prestigiaram o evento sobre DRG na Fasaúde/IAHCS
Profissionais prestigiaram o evento sobre DRG na Fasaúde/IAHCS

“ Os dados do último ano comprovam o esforço para cumprirmos com uma das principais metas estipuladas: engajar e conectar os dirigentes e profissionais em assuntos que impactam na melhoria da gestão e da assistência em saúde. Geramos, adicionalmente, conteúdo e informação através do nosso portal de notícias oficial [www.setorsaude.com.br], com a cobertura destes eventos e entrevistas com participantes e palestrantes, o que contribui para apresentar a um público maior as tendências e as boas práticas na saúde”, destaca o presidente da FEHOSUL, médico Cláudio Allgayer.

Segundo o presidente, em 2018 a programação deverá ser ainda mais extensa. As empresas em dia com as contribuiçõe ssindical e confederativa, têm direito a gratuidades em eventos, além de poder sugerir temas através de canal especifico no site da FEHOSUL. As mesmas podem, inclusive, solicitar atividades in company à equipe da FEHOSUL ou com professores da Faculdade de Tecnologia em Saúde/IAHCS (mais informações pelo email administrativo@fehosul.org.br).

Mais de 40 eventos

No último ano, foram realizados mais de 40 eventos que tiveram 1600 participantes. Allgayer destaca que “em média, são quase quatro eventos a cada mês, ou um a cada dez dias, se levarmos em conta o período da programação de eventos anual que ocorre de fevereiro a dezembro”, explica.

Roteiros da Saúde

O Sistema FEHOSUL (formado por 11 sindicatos) esteve presente também no interior do Estado, com cinco edições do Roteiros da Saúde. O evento itinerante levou palestras atuais e relevantes aos representados, como ocorreu em Passo Fundo, Bento GonçalvesLajeadoCruz Alta e Santa Maria. A atividade também tem como objetivo, colher demandas das empresas da região, como problemas de pagamento dos planos de saúde e auxiliar em estratégias de negociação sindical, com apoio da assessoria jurídica da FEHOSUL.

Santa Maria recebeu edição do Roteiros da Saúde, com palestras e encaminhamento de demandas
Santa Maria recebeu edição do Roteiros da Saúde, com palestras e encaminhamento de demandas

Fórum RH

O Fórum RH – que reúne lideranças da área de pessoas -, apresentou temas importantes, com palestras de especialistas para sanar dúvidas sobre a Reforma Trabalhista, eSocial, Lean Healthcare e coaching, dentre outros.

Qualidade e segurança do paciente

Já o projeto Qualis-RS - exclusivo para empresas em dia com as contribuições -, tem como objetivo qualificar a gestão e a prestação de serviços na área da saúde. O projeto é fundamentado em pilares do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA e de práticas relativas às ações de segurança do paciente, conforme preceitos da RDC 36 da ANVISA, bem como de padrões de qualidade e segurança adotados pelo Ministério da Saúde e de reconhecidos organismos internacionais. A iniciativa tem como parceira a Associação dos Hospitais do RS (AHRGS). Umas das fases do projeto é o treinamento do corpo funcional das entidades selecionadas. Foram realizados encontros no interior e em Porto Alegre.

Em Passo Fundo, gestores conheceram mais sobre segurança do paciente e qualidade em saúde
Em Passo Fundo, gestores conheceram mais sobre segurança do paciente e qualidade em saúde

Maior evento de gestão hospitalar do RS

Em 2017 três edições do Seminários de Gestão: Tendências e Inovações em Saúde foram realizadas, sempre em parceria com o SINDIHOSPA. O Seminários de Gestão se consolidou como o maior evento de gestão hospitalar do RS. Executivos de hospitais de excelência, como Paulo Chapchap (Hospital Sírio-Libanês), Jorge Moll (Rede D´or São Luiz), Henrique Sutton Neves (Hospital Albert Einstein) e Fernando Torelly (Sírio-Libanês), além de CEO´s do mercado gaúcho, como Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento), Adriana Denise Acker (Grupo Hospitalar Conceição), Alceu Alves da Silva (Sistema de Saúde Mãe de Deus), Nadine Clausell (HCPA), Hilton Roese Mancio (Sistema de Saúde Tacchini) e Cleciane Doncatto Simsen (Hospital Virvi Ramos). As atividades expõem os caminhos que integram a visão do futuro da saúde, apresentando projetos e inovações recentes implementadas por organizações que ditam as tendências na saúde.

Paulo Chapchap e Jorge Moll em evento da FEHOSUL e Sindihospa
Paulo Chapchap e Jorge Moll em evento da FEHOSUL e Sindihospa

Encontro com líderes

Outra atividade importante implementada em 2017 e que terá sequência em 2018, foi o Grupo Técnico de Estudo dos Novos Modelos de Remuneração, realizado em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e composto por dirigentes dos hospitais do RS. O trabalho está dividido em dois grupos. Um formado pelas lideranças (CEO´s) e outro composto por técnicos da área de negociação de contas hospitalares.

Lideranças no encontro do dia 10 de novembro, que teve palestras e discussões
Lideranças no encontro do dia 10 de novembro, que teve palestras e discussões

Nos encontros destinados às lideranças, foram discutidas as novas formas de remuneração em saúde com palestras sobre o assunto. Já nas atividades com técnicos - indicados pelas organizações que formam o Grupo -, foram estudadas e apresentadas diretrizes para a concepção de modelos que priorizem a entrega de valor e redução de custos assistenciais. O modelo DRG foi amplamente discutido nestes eventos e em outros durante todo o ano, assim como outras formas de ressarcimento.

Contribuição Social e Confederativa mantém os serviços oferecidos pela estrutura sindical representativa: Sindicato, Federação e Confederação. A sua quitação tem papel fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do segmento da saúde. Saiba mais sobre a contribuição sindical, que vence no dia 31 de janeiro de 2018, através do Guia de Sistema Sindical Patronal 2018.

Conheça todos os serviços oferecidos pelo Sistema FEHOSUL.

12_18_Fehosul_Timeline