FEHOSUL apresenta demandas urgentes do IPE-Saúde ao Secretário da Casa Civil

Cláudio Allgayer, presidente do Sistema FEHOSUL – entidade composta por onze sindicatos patronais dos estabelecimentos de saúde do RS [hospitais, clínicas e laboratórios] – se reuniu em Porto Alegre, com o deputado federal eleito Pedro Westphalen. O encontro ocorreu no dia 18, no escritório político de Westphalen, inaugurado nesta semana, no centro da Capital gaúcha. Após o encontro, ambos se reuniram com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, para tratar de assuntos relativos ao IPE-Saúde, que acumula R$ 190 milhões em dívidas com os prestadores de saúde e atraso de 40 dias, em relação ao cronograma pactuado no início de 2018 e desconsiderado no segundo semestre de 2018.

Westphalen

Na reunião com Westphalen, Allgayer atualizou o deputado sobre as principais questões trazidas pelo setor através da FEHOSUL. “Nossos filiados solicitaram atenção especial para a dramática situação vivenciada por hospitais, clínicas e laboratórios na sua relação com o IPE-Saúde” destacou Allgayer.

O presidente da FEHOSUL lembra que “Westphalen é oriundo da categoria, médico de formação e gestor hospitalar. Foi um dos fundadores do primeiro sindicato patronal representativo dos estabelecimentos de saúde do RS no interior do Estado [Sindisserra, em Cruz Alta]. Entre 1989 e 1994, ajudou a fundar a nossa Federação [FEHOSUL] e a Confederação nacional dos hospitais [CNSaúde], respectivamente.”

pw-allgayer_ipe

Encontro na Casa Civil

Ainda na sexta-feira, 18, Allgayer e Westphalen se dirigiram à Casa Civil do Governo do Estado do RS e foram recebidos por Otomar Vivian, atual Chefe da Casa Civil  e ex-presidente do IPERGS por três (3) períodos, nos governos Rigotto, Yeda e Sartori. Ambos solicitaram ações em relação aos atrasos de pagamento do IPE-Saúde – atualmente em 40 dias. O valor devido pela autarquia estadual chega a R$ 190 milhões.

“Esta situação não pode continuar assim. Já passamos dezembro e muitos hospitais, clínicas e laboratórios tiveram que recorrer aos bancos para suprir o pagamento de salários de seus funcionários e encargos sociais. Isto se reflete na desvalorização do plano de saúde do IPE-Saúde junto aos mais de 1 milhão de beneficiários e na diminuição do acesso aos serviços para os mesmos. A rede assistencial que mantém os serviços está necessitando rapidamente de ‘oxigênio’ emergencial para ter viabilidade e continuar atendendo pelo IPE”, afirmou Allgayer.

Otomar Vivian informou  que “o IPE-Saúde desenvolve uma atuação de inigualável relevância social para o sistema de saúde Estadual” e que envidaria os melhores esforços para recuperar o adequado protagonismo da autarquia. Como resultado, Otomar disse que conversaria a tarde com a titular da Secretaria do Planejamento, Leany Lemos. “Uma técnica altamente qualificada que desenvolveu notável trabalho no Governo do Distrito Federal”, segundo Otomar, já que o Ipe-Saúde agora está subordinado a esta Secretaria. Prometeu, igualmente, sensibilizar o novo Secretário da Fazenda para o grave problema.

Cláudio Allgayer e Pedro Westphalen saíram muito esperançosos da reunião, acreditando que o secretário Otomar Vivian consiga desbloquear, junto aos demais secretários, os entraves que estão dificultando os necessários pagamentos. A expectativa é que o Governo Estadual consiga pagar cerca de 100 milhões de reais já na segunda ou terça-feira próxima.

Westphalen e Otomar

Westphalen e Otomar