FASAÚDE e FEHOSUL graduam 60 profissionais de Faturamento de Contas Médico-Hospitalares

Previsão é formar mais de 100 profissionais até o final do ano

FASAÚDE e FEHOSUL graduam 60 profissionais de Faturamento de Contas Médico-Hospitalares

A Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/IAHCS) em parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) graduou sua primeira turma no curso de Faturamento de Contas Médico-Hospitalares

O término do curso ocorreu após nove encontros na sede da FASAÚDE. A formação qualifica os profissionais a atuar na área de faturamento em organizações de saúde, podendo participar profissionais da área ou pessoas que se interessam em ingressar no meio.

Novos "faturistas" para o mercado da saúde
Novos “faturistas” formados para o mercado da saúde

 

Até o final do ano, as entidades pretendem disponibilizar novos profissionais alinhados às exigências de mercado, com uma visão diferenciada do sistema de faturamento médico-hospitalar. Todos os alunos aprovados como faturistas, estarão inseridos no banco de currículos da FEHOSUL e SINDIHOSPA, aptos para atender as demandas de recrutamento e seleção de hospitais, clínicas e laboratórios filiados. As empresas têm acesso a esta facilidade exclusiva, e podem encontrar o faturista com o perfil mais adequado às suas atividades.

A coordenadora administrativa e aluna do curso, Tatiane Cenci, conta que, após ver um anuncio no Facebook da FASAÚDE, se interessou pelas aulas. “Eu fiquei cinco anos afastada do faturamento e eu precisava retornar para o setor, por isso necessitei me atualizar novamente. A programação e tudo que foi proposto foram assuntos pertinentes na hora de escolher”, explica.

Tatiane classificou sua participação na FASAÚDE como uma trajetória de informações. “Hoje meu conhecimento está mais amplo, conseguimos visualizar aqui coisas que podem ser aplicadas diariamente na instituição [de saúde] ou em alguma rotina”, diz.

Jairo Muller Filho trabalha no faturamento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e entrou no curso em busca de novas oportunidades e conhecimento. “Eu recebi uma promoção [interna]. O curso me levou a isso. Conseguir conversar com quem eu não conseguia conversar antes, com propriedade, também me deu uma visibilidade muito maior. Quando eu ganhei a promoção, o curso foi levado em consideração”, conta.

O professor e Doutor, Paulo Petry, comandou a última aula do curso com a apresentação de trabalhos de encerramento. Petry classificou o curso como um sucesso total. “A ideia de faturamento foi extremamente importante. Foi muito feliz abordar a área para o negócio  da saúde e tivemos um sucesso muito grande de procura, tanto que hoje encerramos a primeira edição com 60 pessoas e já iniciamos a segunda turma com mais 50 profissionais matriculados”, explica.

Doutor Paulo Petry, responsável pelos cursos de pós-graduação e extensão da Fasaúde/IAHCS
Doutor Paulo Petry, responsável pelos cursos de pós-graduação e extensão da Fasaúde/IAHCS

 

A segunda turma, já em andamento, ainda está recebendo inscrições. Os interessados podem se inscrever em cadeiras específicas (módulos), e as aulas, ocorrem sempre às terças-feiras, das 18h30 às 22h30. Na terça-feira, dia 24, o tema será Produtos e Serviços Médico-Hospitalares: Formas de Registros, Modelos de Remuneração, com Karin Armange e Cristiane Manfron. Saiba mais em fasaude.com.br/extensao.

Petry conta que já há planos para próximas edições no ano que vem. “Nós temos um projeto em andamento de cursos de extensão, de menor duração. Em 2018 lançaremos vários deles. Cursos de 4, 8 ou até 60 horas. Fechamos parceria com hospitais do interior para levar nossos cursos até eles”, afirma.

Além dos cursos de extensão, a FASAÚDE também disponibiliza curso de graduação em Gestão Hospitalar e cursos de pós-graduação, como o MBA de Auditoria que inicia dia 18 de novembro, com inscrições abertas.

Veja fotos da abertura da segunda turma de Faturamento, ocorrida no dia 10 de outubro, com a participação do professor Paulo Soares.