Em Santa Cruz do Sul, Fehosul alerta sobre a situação crítica dos laboratórios de análises clínicas

 

O Sistema Fehosul – Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, realizou no dia 13 de abril mais uma edição do Roteiros da Saúde, desta vez na cidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Vale do Rio Pardo e Taquari. A situação falimentar dos laboratórios de análises clínicas, o SUS, Ipergs (Ipe-Saúde) e a Saúde Suplementar foram abordados pelos especialistas da entidade patronal.

“Temos hoje, aqui, a presença de laboratórios de análises clínicas da região. É preciso alertar e dizer. Se movimentem, pois a situação da grande maioria dos laboratórios é falimentar, e as perspectivas são desanimadoras se não tomarmos as atitudes necessárias”, alertou o diretor executivo da entidade, médico Flávio Borges.

O diretor executivo reforçou o chamamento para a Assembleia geral Extraordinária (AGE) a ser realizada no dia 15, sexta-feira, em Porto Alegre. A AGE tem por objetivo deliberar ações face a ausência de reajustes remuneratórios do SUS por mais de 20 anos, o atraso sistemático no pagamento integral das faturas pelo Ministério da Saúde/SES – valor equivalente a 30% da fatura de dezembro somente foi quitado no final de março – igualmente ausência de reajuste do Ipe-Saúde por 5 anos (sem perspectivas de recomposição no corrente ano) e as exigências descabidas dos gestores municipais em exigir índices de desempenho econômico-financeiro, nos processos licitatórios, incompatíveis com a crise que está levando ao fechamento dos laboratórios em todo o Estado. Flávio Borges pediu aos dirigentes de análises clínicas, “que ainda não se engajaram nas mobilizações, que o façam a começar pela Assembléia que ocorre na Capital, nesta sexta-feira”, clamou.

O assessor jurídico da Fehosul, advogado José Pedro Pedrassani apresentou temas trabalhistas – decisões jurídicas relativas à insalubridade, negociações e acordos trabalhistas – e apontou alguns cuidados que os prestadores devem ter ao aplicarem as determinações sobre a Lei 13.003/14, referente aos contratos firmados com as operadoras de planos de saúde.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer e entender melhor a importância da atuação da Fehosul e de seus sindicatos filiados na defesa dos interesses dos prestadores de saúde, em apresentação feita pela administradora hospitalar Shirlei Gazave, responsável pela área de Relacionamento com o Mercado.

As negociações com os sindicatos dos profissionais da saúde foi o assunto principal no espaço reservado para os esclarecimentos e perguntas, ao final da atividade.

Estiveram presentes dirigentes das seguintes empresas:

Laboratório Vitalab (Venâncio Aires), Laboratório Lajeado Irion (Lajeado), Saint Gallen Instituto De Oncologia Ltda (Santa Cruz do Sul), Casa de Saúde Dr Homero (Sobradinho), Enzilab Análises Clínicas (Santa Cruz do Sul), Laboratório Rech (Santa Cruz do Sul) e Instituto de Oftalmologia Faxinal (Faxinal do Soturno).

 

Flávio Borges, diretor-executivo da Fehosul
 
Dirigentes e José Pedro Pedrassani, assessor jurídico da Fehosul (última foto, à esquerda)
Shirlei Gazave, responsável pelo Relacionamento com o Mercado da Fehosul