Edição especial do Fórum RH analisa o eSocial

 A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) realizou, no dia 18 de agosto, uma edição especial do Fórum RH. O encontro reuniu mais de 30 pessoas para tratar do eSocial; entre gestores, representantes de estabelecimentos de saúde, empresas de tecnologia focadas na saúde e alunos IAHCS/Fasaúde.

A adequação ao projeto do governo federal, que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados (também conhecido como EFD-Social ou Sped Folha), ainda gera dúvidas entre gestores da saúde. Para abordar um assunto complexo, a Fehosul convidou Mauro Negruni, Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT, considerado um dos maiores especialistas no assunto no Brasil. Negruni vem participando da elaboração do projeto, iniciado há mais de 10 anos.

O palestrante alertou para a importância das instituições se adequarem ao novo modelo, que pode parecer complexo, mas “é o rigor da lei. A empresas terão que fazer exatamente como ela determina”, ressaltou. Negruni destacou que o eSocial simplifica, pois objetiva integrar informações e obrigações trabalhistas periódicas (como RAIS, GFIP, entre outros).

O eSocial não permitirá mais “jeitinhos”, comentou Negruni, como folha complementar de pagamento. A implantação do eSocial se dará conforme o cronograma:

– A transmissão dos eventos do empregador com faturamento no ano de 2014 acima de R$ 78 milhões deverá ocorrer a partir de setembro de 2016, com a obrigatoriedade de prestação de informações por meio do eSocial; a prestação de informação referente à tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho, entra em vigor um pouco mais tarde em janeiro de 2017.

– A transmissão dos eventos para os demais obrigados ao eSocial deverá ocorrer a partir de janeiro de 2017, com a obrigatoriedade de prestação de informações por meio do eSocial; a prestação de informação referente à tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho, entra em vigor em julho de 2017.

Ao final da palestra, o público presente debateu por quase um hora com Negruni.