Dirigentes de saúde da região de Caxias do Sul discutem temas estratégicos

A cidade de Caxias do Sul recebeu no dia 16 a segunda edição do evento itinerante da FEHOSUL. O Roteiros da Saúde visitará as regiões onde estão localizados os sindicatos dos estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul, filiados à Federação e Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde.  Nesta edição o organizador local foi o Sindicato da Região Nordeste, presidido pelo administrador Armando Piletti.

Após a apresentação institucional feita pela Gerente de Relacionamento com o Mercado, administradora hospitalar Shirlei Gazave, onde os presentes puderam conhecer os serviços e as oportunidade oferecidas pela FEHOSUL aos hospitais, clínicas e laboratórios, o evento teve continuidade com  o assessor jurídico, advogado e Doutor em Direito, José Pedro Pedrassani que destacou um dos temas que seguidamente preocupa os gestores, a questão do conceito e prática da terceirização, especialmente na relação das instituições com os médicos.

Pedrassani apresentou casos que podem servir como parâmetro para estabelecer uma relação mais justa e segura com os profissionais. Os gestores puderam fazer perguntas e questionamentos, utilizando exemplos vivenciados em suas empresas e que foram respondidas pelo assessor, especializado em questões sindicais e trabalhistas. Convenções Coletivas e a importância da relação com os custos hospitalares, além de uma atualização sobre projetos de lei, como o que trata a redução da carga horária de 30 horas para enfermeiros – altera a Lei nº 7.498, de 1986 -, e fixa a jornada de trabalho em seis horas diárias, a PL 2295/00, foram outros assuntos abordados pelo Dr. Pedrassani.

O diretor executivo da FEHOSUL, Flávio Borges, próximo palestrante,  destacou a importância do Ipe-Saúde para o contexto do setor saúde no Estado, já que seus beneficiários representam 10% da população gaúcha. Foram apresentadas as recentes conquistas obtidas junto à autarquia estadual, decorrentes de um árduo processo de negociação iniciado pela FEHOSUL, e acompanhado posteriormente pelas demais entidades médicas e hospitalares que compoēm o Grupo Paritário –  comissão de representação e negociação das entidades hospitalares e médicas junto à direção do Ipe-Saúde. Dentre os itens negociados no Acordo, estão a abertura do prazo de recurso de glosas de 2010 em diante, reajuste na remuneração dos medicamentos, reajuste de remuneração dos SADT e médicos conforme a CBHPM, avanços quanto aos serviços de oncologia, saúde mental, revisão de critério de glosas, cumprimento da lei federal 13.003 – que define contratos escritos e reajustes anuais com os prestadores – dentre outras reivindicações e demandas de interesse de nossa categoria patronal.  O reajuste emergencial, para todos os prestadores de serviços de saúde, continua na pauta, e segue sendo perseguido pela Fehosul, mesmo com as negativas do governo Estadual.

Ainda foram abordados ou destacados na reunião assuntos atuais para o setor como IN 49 e TISS/TUSS (ANS). Flávio Borges, lançou alerta para a RDC 36/2013 da ANVISA, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e define estratégias e ações de Gestão de Riscos. “Aproveito para lembrar, que a Anvisa poderá multar as instituições sem precisar fazer uma visita de fiscalização no local, assim como será quando o eSocial for implantado pelo Ministério do Trabalho” finalizou o diretor executivo da Fehosul.

Estiveram presentes diretores e gestores de diversos hospitais, clínicas e laboratórios da região, prestigiando o evento promovido por sua entidade de classe. A próxima edição do Roteiros da Saúde ocorre dia 30 de outubro próximo, na cidade de Passo Fundo, congregando os estabelecimento de saúde da região do Planalto Médio e Alto Uruguai.