Como as reformas e a Lei Geral de Dados impactam a sustentabilidade na Saúde?

As inscrições para a quarta edição do Seminários de Gestão de 2019, com o tema As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 21 de outubro, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 14 de outubro possuem desconto). Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail diretamente para o administrativo@fehosul.org.br


O evento, já tradicional na agenda da saúde gaúcha, atualmente em seu quarto ano consecutivo, é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGSe o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). O patrocínio desta edição é do banco Banrisul; dos laboratórios farmacêuticos AstraZeneca e MSDe da operadora de planos de saúde Unimed Porto AlegreA certificação será concedida pela faculdade Fasaúde/IAHCSe os apoiadores são IAHCS Acreditação e CBEXsO veículo de comunicação oficial do evento é o portal Setor Saúde.

O evento e os debates serão conduzidos pelo prof. doutor Paulo Petry, coordenador dos cursos de pós e extensão da Fasaúde.


Para o presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, “neste momento, após nove meses de ´gestação´ do novo governo federal, escolhemos este tema para apresentar ao mercado da saúde, os dilemas atuais e os caminhos que estão sendo construídos para os próximos três anos. Os gestores e os profissionais do trade saúde terão a oportunidade de conhecer e se aprofundar em assuntos que certamente já iniciam a impactar os seus negócios. É preciso planejarmos com antecedência estratégias para nos adaptarmos em busca da sustentabilidade do sistema. É um evento imperdível, tanto para gestores do setor público, como para os que atendem o segmento privado da saúde. ”

Claudio Allgayer, presidente da FEHOSUL

Claudio Allgayer, presidente da FEHOSUL

Palestras

A nova edição Seminários de Gestão traz a Porto Alegre o economista Rogério Marinho, Secretário Especial de Previdência e Trabalho, secretaria ligada ao Ministério da Economia do atual governo federal. Escolhido pelo ministro Paulo Guedes para comandar os estudos sobre a Reforma da Previdência, Marinho teve papel igualmente destacado na condução da Reforma Trabalhista, aprovada em 2017 – então como relator da matéria na Câmara dos Deputados. Marinho apresentará na primeira palestra As Reformas e o Novo Brasil, com apresentação de princípios norteadores, conceitos, exemplos e estudos que baseiam o conjunto de reformas lideradas pelo ministro Paulo Guedes, que objetivam desburocratizar, simplificar, modernizar e impulsionar a economia brasileira.

Na sequência, serão discutidos A LGPD e as Repercussões no Setor da Saúde, em atividade liderada pelo advogado Renato Nunes, fundador e CEO do prestigiado escritório de advocacia paulista Machado Nunes.Lucas Magalhães, advogado da equipe de Direito Digital e Data Privacy do escritório Machado Nunes dividirá a apresentação dos conteúdos com Renato Nunes. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), determina novas práticas para a segurança de dados e informação, com grande impacto nos múltiplos segmentos da saúde, devendo ter atenção especial das organizações que compõem toda a cadeia. A atividade destacará os principais pontos destas mudanças e os cuidados necessários para assegurar uma transição mais segura, ética, assertiva e menos onerosa.

A terceira palestra terá comotema As Reformas Econômica e Tributária e seus Impactos na Saúde, apresentada pelo Diretor Executivo da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Bruno Sobral. A Reforma Tributária pode ter um impacto negativo no setor da saúde, caso não sejam observadas questões importantes como a possibilidade de substituir PIS Cofins ou ainda ISS e ICMS por um imposto único sobre a receita bruta. Sobral, que já foi diretor da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), tem graduação pela Universidade de Brasília em engenharia, fez Mestrado em Economia e MBA na Georgetown University, nos Estados Unidos.

Por fim, serão discutidas As Reformas Previdenciária e Trabalhista e Seus Impactos na Saúde, com apresentação do Assessor de Segurança e Saúde no Trabalho da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Clóvis Queiroz. Queiroz apresentará dados e informações sobre a repercussão no setor da saúde, com as mudanças sobre a jornada 12×36, parcelamento de férias, trabalho intermitente, entre outros temas. Queiroz apresentará ainda questões que precisam ser discutidas e aperfeiçoadas,  para garantir maior segurança jurídica, como por exemplo, a questão das gestantes e lactantes. Será abordado também as mudanças infralegais que se produzem a partir da reformulação das NR’s (normas regulamentadoras do trabalho) e o que esperar dos impactos futuros da Reforma da Previdência, com destaque para as ações que a entidade patronal realiza junto aos parlamentares em Brasília.

Seminarios_Gestao_Reformas_Fotos_Palestrantes_NOVO

Programa

[ 21 de outubro, segunda-feira, em Porto Alegre ]

12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

13:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)

13:10 [ As Reformas e o Novo Brasil ]  

Rogério Marinho  (Secretário Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia – Brasília/DF

14:10 [ A LGPD e as Repercussões no Setor da Saúde ] 

Renato Nunes (Advogado, sócio-fundador do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)

Lucas Magalhães (Advogado da equipe de Direito Digital e Data Privacy do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)

15:10 [ INTERVALO ] 

15:40 [ As Reformas Econômicas e Tributárias e seus Impactos na Saúde 

Bruno Sobral (Diretor Executivo da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde – Brasília/DF) 

16:10 [ As Reformas Previdenciária e Trabalhista e os Impactos na Saúde ] 

Clóvis Queiróz (Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde  – Brasília/DF) 

16:40  [ Debate ] 

Renato Nunes

Lucas Magalhães

Bruno Sobral

Clóvis Queiróz

17:10[ Cerimônia de Entrega de Premiação do Conselho Regional de Administração / CRA (RS) ] 

17: 20 [ Encerramento ] 

INSCRIÇÕES AQUI

Seminarios_Gestao_Reformas_SS

Leia as matérias pré-evento:

Em entrevista exclusiva, Rogério Marinho detalha pontos que serão apresentados em evento da FEHOSUL

Rogério Marinho (Secretário Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia – Brasília/DF)

O impacto da Reforma Tributária na área da saúde será tema de evento em Porto Alegre dia 21

Bruno Sobral (Diretor Executivo da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde – Brasília/DF)

Impacto da Reforma da Previdência e o cenário pós Reforma Trabalhista no setor saúde serão debatidos pela FEHOSUL

Clovis Queiroz (Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da Confederação Nacional de Saúde/CNSaúde – Brasília/DF)

O desafio da geração de valor na saúde sob a ótica da Lei Geral da Proteção de Dados

Lucas Magalhães (Advogado da equipe de Direito Digital e Data Privacy do escritório Machado Nunes – São Paulo/SP)