Cláudio Allgayer é eleito presidente da ONA para o triênio 2018-2021

A assembleia geral da Organização Nacional de Acreditação (ONA), com sede em São Paulo, reuniu-se no dia 27 e elegeu o médico gaúcho Cláudio José Allgayer (CNS) como presidente para o triênio 2018-2021. Até então, ele atuava no cargo interinamente, face ao afastamento por motivos médicos do presidente anterior, Dr. Arlindo de Almeida. Para os dois cargos de vice-presidente, foram eleitos os conselheiros Ivo Garcia do Nascimento (FBH) e Fábio Leite Gastal (UNIMED).

“ Sinto-me honrado em assumir essa posição na ONA e espero dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelas gestões  anteriores. Agradeço a oportunidade de fazer parte de uma instituição tão importante para o setor saúde no Brasil e a confiança com que me honram as entidades fundadoras e associadas”, declarou Allgayer, que representa a Confederação Nacional de Saúde, da qual é, também, vice-presidente.

Em declaração exclusiva para o portal de notícias Setor Saúde, Allgayer explicou que no planejamento estipulado para a nova gestão estão a busca por parcerias com outras entidades de referência na saúde nacional e internacional, adoção de sistemas integrados de gestão e tecnologia, intensificação de ações de governança, e ainda, estratégias de comunicação com o mercado. ” A ONA deve assumir o seu papel de protagonismo na saúde brasileira e mundial, resgatando parcerias,  e colaborando para o desenvolvimento do setor de saúde do nosso continente. Adicionalmente, a nossa gestão tem como meta incrementar os sistemas de tecnologia e dados para dar agilidade aos processos de avaliação e monitoramento. Outra linha que trabalharemos será a do aperfeiçoamento em governança, dando prosseguimento a projeto iniciado pela gestão anterior, com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), principal referência para o desenvolvimento das melhores práticas de Governança Corporativa. Por fim, entendemos que a ONA deva disseminar além de seus públicos tradicionais [hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde], a importância da segurança do paciente e da melhoria da qualidade de serviços de saúde. ”

 

Da esquerda para direita: Dr. Fábio Leite Gastal (UNIMED), Dr. Ivo Garcia do Nascimento (FBH), Dra. Lais Perazo Nunes de Carvalho (ABRAMGE), Dra. Vera Queiroz Sampaio de Souza (FENASAÚDE), Dr. Paulo Brandão (SBAC) e Dr. Cláudio José Allgayer (CNS)
Da esquerda para direita: Dr. Fábio Leite Gastal (UNIMED), Dr. Ivo Garcia do Nascimento (FBH), Dra. Lais Perazo Nunes de Carvalho (ABRAMGE), Dra. Vera Queiroz Sampaio de Souza (FENASAÚDE), Dr. Paulo Brandão (SBAC) e Dr. Cláudio José Allgayer (CNS)

 

No último dia 15, Cláudio José Allgayer foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes da saúde no país, homenageado em um jantar de gala promovido pela SAHE 2018 - South America Health Exhibition, feira premium do setor, que premiou os principais profissionais do segmento.

O Conselho de Administração da ONA é formado por: Dr. Ivo Garcia do Nascimento (FBH), Dra. Lais Perazo Nunes de Carvalho (ABRAMGE), Dra. Vera Queiroz Sampaio de Souza (FENASAÚDE), Dr. Paulo Brandão (SBAC), Dr. Cláudio José Allgayer (CNS) e José Luiz Spigolon (CMB).

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação e com mais de 680 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país. Sua metodologia possui Normas de Avaliações, reconhecidas internacionalmente, para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação, além de serviços oncológicos e hiperbárico.