Assembleia Extraordinária dos laboratórios de análises clínicas no dia 12 de abril

assembleia_sindilac

 

Após a FEHOSUL obter a prorrogação de edital para contratação de laboratórios, o Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do Rio Grande do Sul (SINDILAC) convocou seus membros que estão incluídos nas  e 18ª Coordenadorias Regionais de Saúde para a Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 12 do de abril, às 13h30. O encontro ocorrerá na sede do IAHCS/FASAÚDE – na Rua Coronel Corte Real, 75, em Porto Alegre.

Entre os temas a serem discutidos na Assembleia estão os problemas do setor envolvendo a categoria e a tomada de decisão face aos chamamentos públicos nº 02, 03 e 04/2017, da Secretaria Estadual de Saúde, além da negociação da Tabela SUS. “Uma das maiores dificuldades que o setor enfrenta é a da defasagem nos valores dos serviços que são prestados nos laboratórios de análises clínicas, que está acumulada há 23 anos”, afirma Luís César Leal (foto), presidente do SINDILAC. Segundo o presidente, com isso, entrava-se o investimento geral no setor, bem como em tecnologia, qualificação da empresa, acreditações e aprimoramento da gestão, sendo assim, afetando o próprio serviço oferecido à população.

Chamamento público

“O SINDILAC, em defesa dos interesses dos laboratórios dessas três macrorregiões, e também já visando proteger as outras que serão alvo de novos chamamentos públicos resolveu fazer uma assembleia para a categoria definir quais os rumos que serão tomados pelo sindicato, representando os laboratórios em face disso que está acontecendo”, conclui o presidente do SINDILAC, Luís César.

O prazo final para o chamamento foi prorrogado até o dia 4 de maio graças à ação da FEHOSUL.  O presidente da Federação, Cláudio Allgayer, alertou em sua demanda à Secretaria que “os estabelecimentos laboratoriais, prestadores de serviços ao Estado, alguns remontando à década dos anos 70, não têm condições nos poucos dias que restam, definido no edital, de coletar e apresentar a extensa documentação exigida”.