Anunciados os Destaques da Saúde de 2017

Prêmio ocorre no dia 1º de dezembro, no Hotel Sheraton Porto Alegre

destaques da saude 2017 fehosul

Foram divulgados os nomes de entidades e personalidades que serão homenageadas no Prêmio Destaques da Saúde de 2017, evento realizado pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos da Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA).

Serão seis premiados:

Dr. Alceu Alves da Silva (CEO do Ano)

Hospital Moinhos de Vento (Empreendimento do Ano)

Dr. Tércio Kasten (Personalidade Nacional)

Clínica Kozma (Clínica de Destaque)

Dr. Paulo Maciel (Sócio Benemérito da AHRGS) 

Dr. Leomar Bammann (Homenageado SINDIHOSPA)

O Prêmio Destaques da Saúde ocorrrerá no dia 1º de dezembro, junto a 4ª edição do Seminários de Gestão: Tendência e Inovações em Saúde, no Hotel Sheraton de Porto Alegre.

Conheça os premiados

Dr. Alceu Alves da Silva (CEO do Ano): Com mais de 40 anos dedicados à gestão e ao ensino da saúde, é Superintendente Executivo do Hospital Mãe de Deus e do Sistema de Saúde Mãe de Deus.  É também presidente do Comitê Técnico da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP) (além de ser editor da Revista Observatório da ANAHP); membro do Conselho de Administração da Rede de Hospitais Mater Dei, de Belo Horizonte, e Hospital Anchieta de Brasília; membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (empossado em outubro de 1997). Foi Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Saúde, Dr. Carlos César Albuquerque, de dezembro de 1996 a março de 1998; Assessor Especial do Ministro de Estado da Saúde do Brasil, Senador José Serra, de março a setembro de 1998; e Vice-Presidente Administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de outubro de 1988 a dezembro de 1996. É professor dos cursos graduação, pós e extensão da Faculdade de Tecnologia em Saúde, do Grupo IAHCS – instituição de ensino da qual foi aluno do especialização Administração Hospitalar e Negócios em Saúde.

Hospital Moinhos de Vento (Empreendimento do Ano): a instituição, que em 2017 completou 90 anos de atividades, recentemente inaugurou um moderno prédio de internação, com 100 novos leitos. O novo edifício, que possui oito andares, teve investimento de R$ 112 milhões. Destes, cerca de R$ 25 milhões foram destinados para a aquisição de equipamentos, oferecendo tecnologia de ponta e o melhor atendimento aos pacientes.  Com o novo prédio, serão abertas 500 vagas diretas de trabalho, que se somam aos 4 mil colaboradores da instituição. Dos 100 leitos, 48 são para internação, 17 destinados para o Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTIA), 20 do Centro de Terapia Hematológica e um andar diferenciado para pacientes do Unique Moinhos.

Dr. Tércio Egon Paulo Kasten (Personalidade Nacional): Farmacêutico-Bioquímico e MBA Executivo em Gestão Empresarial Financeira e de Marketing, o Dr. Tércio Kasten é o atual presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), cargo que assumiu em 2016. Também é responsável técnico do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Dona Helena, de Joinville; presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FEHOESC); presidente do Instituto Santé (SC); e Delegado Representante Efetivo do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas, Patologia Clínica e Anátomo Citopatologia no Estado de Santa Catarina (SINDILAB-SC).

Clínica Kozma (Clínica): A Clínica Kozma Diagnóstico por Imagem destaca-se por seus serviços de excelência, com atendimento qualificado a seus pacientes e investimentos contínuos em tecnologia. Com 40 anos de atuação na área médica, a Kozma é reconhecida pelo mercado pelo empreendedorismo, atuando em toda a região Sul do país. Possui unidades nas cidades de Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Frederico Westphalen, Chapecó (SC), Balneário Camboriú (SC) e Pato Branco (PR). O corpo clínico conta com cerca de 30 médicos altamente especializados, que oferecem modernos métodos de prevenção e diagnóstico por imagem.

Dr. Paulo Schuller Maciel (Sócio Benemérito da AHRGS): médico e pós-graduado em Administração Hospitalar pela IAHCS/PUCRS, foi presidente da AHRGS de 1987 a 1989 e
1998 a 2001. Participa da diretoria da AHRGS desde 1979, onde também foi vice-presidente, diretor financeiro, diretor secretário e representante junto ao Ministério da Saúde. Pelo Hospital da PUCRS, foi Vice-Diretor Administrativo (1976, 1977, 1978), Diretor Administrativo (1979) e Diretor Geral (1979 e de 1980 a 1989). Também foi Diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Hospitalar Conceição (de 1990 a 1993).  Foi membro titular do Conselho Regional de Medicina (1980 a 1985), membro do Conselho Estadual de Saúde do RS (nas gestões Pedro Simon e Antônio Britto) e membro do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.

- Dr. Leomar Bammann (Homenageado do SINDIHOSPA): presidente da SINDIHOSPA de 2011 a 2014, foi Diretor Administrativo por mais de duas décadas do Hospital São Lucas da PUCRS.